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Bem-vindo ao Curso de Educação Física


CUA - UFMT

Curso de Educação Física – ICBS - CUA - UFMT



É um curso na modalidade presencial, licenciatura, com duração de 8 semestres, com carga horária de 3.224 horas.


1. Identificação

Nome do Curso: Educação Física

Habilitação: Licenciatura

Unidade: Pontal do Araguaia

Regime Acadêmico: Crédito / Semestral

Turno: Matutino

Vagas: 50

Número de semestres: 8 (mínimo) - 12 (máximo)

Site: https: https://www.ufmt.br/curso/cursoedfiscua

Telefones: (66) 34021120

Fale com a coordenação: coordefcua@yahoo.com.br

 

2. Perfil do Egresso

A proposta do curso é formar professores de Educação Física, isto é, docentes que atuarão na educação básica, com formação humanista e critica, que possam atuar na realidade, fundamentados no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética nos diferentes espaços educacionais. Um profissional que possa estabelecer diálogos com as diferentes ciências que fundamentam o conhecimento da área da Educação Física. Deste modo, relacionar o conhecimento científico com a realidade social, aprimorando as práticas educativas, considerando que a intervenção do profissional pressupõe a mediação com seres humanos historicamente situados.

 

3. Breve Histórico do Curso no CUA

 O Curso de Educação Física, do Campus Universitário do Araguaia - UFMT, foi criado em 23 de abril de 2007, por meio da Resolução n. 34 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, com oferta de formação em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, porém, seu funcionamento inicial ocorreu somente no primeiro semestre do ano de 2008. Atualmente, apenas a formação em licenciatura é oferecida.

A materialização do curso de Educação Física junto ao Campus Universitário do Araguaia assumiu uma missão de extrema importância para o contexto educacional e sociocultural da região do Araguaia, pois implementou uma proposta progressista para a formação de professores e graduados com inserção qualitativa na escola e nas demais práticas educativas, pedagógicas e sociais que envolvem as práticas corporais em contextos sociais historicamente localizados.

 

4. O que o aluno estuda no curso

Seguindo a RESOLUÇÃO Nº 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, o curso está dividido em duas partes: 

Núcleo comum: o discente terá disciplinas que tratem dos conhecimentos biológicos, psicológicos e socioculturais do ser humano (a exemplo do fisiológico, biomecânico, anatômico-funcional, bioquímico, genético, psicológico, antropológico, histórico, social, cultural, conhecimentos das dimensões da motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física (a exemplo de fisiologia do exercício, biomecânica do esporte, aprendizagem e controle motor, psicologia do esporte, dentre outros;


Núcleo Específico da Licenciatura: o discente terá disciplinas voltadas ao contexto escolar, que tratem de conhecimentos da Política e Organização do Ensino Básico, Introdução à Educação; Introdução à Educação Física Escolar; Didática e metodologia de ensino da Educação Física Escolar, Desenvolvimento curricular em Educação Física Escolar, etc.

 

5. Infraestrutura

O Curso de Educação Física conta com a seguinte estrutura física:

01 (um) Auditório

01 (um) Ginásio Poliesportivo

01 (um) Laboratório Biologia

01 (um) Laboratório de Anatomia

02 (dois) Laboratórios de Informática

01 (um) Laboratório de Microscopia

01 (uma) Academia para (musculação, medidas e avaliação física)

02 (duas) Bibliotecas

01 Sala de Dança

04 (quatro) Salas de aula

01 Sala de Lutas e Ginástica

01 Pista de Atletismo

01 Campo de Futebol


6. Destaques

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, a Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.

Assim, dentro do contexto da cultura corporal de movimento, o curso oferece diversas possibilidades para que os discentes participem de Projetos de Pesquisa; Projetos de Extensão, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Residência Pedagógica, Mobilidade Acadêmica; atividades ligadas a pós-graduação, dentre outros.

 

7. Atuação Profissional na Cidade/Região/País

O profissional Licenciado em Educação Física poderá atuar em escolas públicas e privadas, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, dentre outros.




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