Projetos de Extensão

Rede de Proteção à Mulher: também Eles por Elas (HeForShe) - Parte V

Coordenação: Prof. Me. Valdeir Ribeiro de Jesus

E-mail: professorvaldeir@yahoo.com.br


Descrição: O projeto consiste em ação integrada entre diversas instituições públicas e privadas sediadas no Município de Barra do Garças/MT no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher na localidade, em atenção à Política Nacional de Proteção à Mulher, com ações de prevenção, pesquisa e capacitação no tocante à temática, principalmente em circuito local, bem como empenho na redução dos índices de violência a partir de ação conjunta e integrada dos setores sociais e institucionais parceiros. Ousa o projeto promover a discussão acerca da temática nos espaços escolares e da sociedade organizada, apresentando questões de ordem jurídica diretamente relacionadas, sensibilizando e conscientizando, acentuadamente, o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres, como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficie toda a humanidade, principalmente no locus alvo da atividade extensionista. Quando foram realizadas as segunda e terceira etapas se oportunizou a construção pelo público alvos de falas reflexivas dos sobre a temática, algumas delas com a captura de imagens para futura produção de um documentário, com intenção de expansão da proposta por outros canais de comunicação, estimulando a discussão da temática em redes sociais. Nesta quarta etapa se vislumbra a construção de espaço grupal de dinâmicas jurídico-sócio-psicológicas com público em situação de violência de gênero.


Direito Trabalhista e Pandemia: desafios e caminhos

Coordenação: Profª. Vanessa Siqueira Melo

E-mail: vanessameloadv@gmail.com


Descrição: Projeto de extensão com a finalidade de estudar aspectos da legislação trabalhista, questões psicoemocionais e tecnológicas relacionadas à situação laboral ante o cenário de pandemia da Covid-19. A proposta possui como objetivo destacar as principais modificações no regramento por força do período pandêmico e abordar uma série de transformações que tem ocorrido no ambiente laboral, compartilhando e trocando informações para contribuir com os acadêmicos e a sociedade neste momento tão sensível. Considerando a necessidade de medidas de isolamento determinadas pelo Ministério da Saúde, a metodologia de desenvolvimento deste projeto se dará de forma virtual, por meio de ciclos de estudos que serão viabilizados por meio de uma Webinar, bem como outras metodologias de ensino-aprendizagem adequadas ao propósito. Assim, o procedimento se dará com a realização do trabalho por meio de webconferência, com possível transmissão via youtube a depender da quantidade de inscritos, bem como disponibilizará outros meios de informação digital para acesso público sobre a ação, contando com website e Instagram. O projeto de extensão contará com a parceria de juízes, advogados, professores, psicólogo, estudiosos sobre a temática e alunos extensionistas interessados na contribuição acadêmica e social de aspectos relacionados ao Direito e Processo do Trabalho, tecnologias e aspectos psicoemocionais fruto do período de pandemia da Covid-19.


APRIMORANDO E COMPARTILHANDO: ferramentas tecnológicas para o ensino remoto

Coordenação: Profª. Vanessa Siqueira Melo

E-mail: vanessameloadv@gmail.com


Descrição: O projeto propõe a criação da oficina "Ferramentas tecnológicas para o ensino remoto" e pretende contribuir para o uso de ferramentas educacionais por meio da motivação, organização, preparação e execução de possibilidades de plataformas de uso voltado à aulas no formato remoto, considerando a necessidade de formato virtual em ambiente acadêmico ante a suspensão das atividades presenciais. O objetivo da oficina, além da intenção de expandir as possibilidades de uso de ferramentas educacionais tecnológicas, é viabilizar o diálogo entre os docentes a fim de trocar ideias sobre as experiências nesse período remoto já vivenciado. A oficina é para docentes dos cursos da UFMT/Araguaia, bem como professores de outros campus e instituições públicas interessados na temática prática.


Pandemia nas prisões: monitoramento e aquisição de recursos para enfrentamento da COVID-19 na cadeia pública de Barra do Garças e no Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda

Coordenação: Profª. Ma. Paula Pereira Gonçalves Alves

E-mail: paulapgalves@gmail.com


Descrição: O projeto visa captar recursos para aquisição de máscaras, produtos de higiene pessoal e espaços físicos, todos estes materiais destinados ao enfrentamento da COVID-19 na Cadeia Pública de Barra do Garças e no Centro de Detenção Provisória de Pontes e Lacerda. De modo a interagir com os outros Projetos do Programa, essa proposta busca ainda monitorar, semanalmente, o desenvolvimento da COVID-19 nas unidades prisionais selecionadas, com recurso a ofícios ou e-mails encaminhados à direção de cada unidade, a fim de construir uma base de dados informações da situação sanitária desses cárceres. Assim como o outro projeto, este (captação de recursos) pretende promover ciclo de debates e formação sobre pandemia nas prisões. Enquanto ferramentas metodológicas e estratégias para execução das ações, o projeto contará com: a) metodologia prática para captação e entrega de produtos de higiene e proteção destinados à população carcerária, conjuntamente com entidades da sociedade civil; b) encaminhamento semanal de ofícios às direções das unidades prisionais selecionadas para acompanhar o desenvolvimento da pandemia nesses espaços; c) ciclos de debates sobre a situação sanitária da pandemia nas prisões de Mato Grosso e no Brasil. Importante esclarecer que já foi realizada a solicitação formal para a execução dessas ações com as unidades. O projeto apenas aguarda esses retornos, uma vez que, diante da excepcionalidade de pandemia, há mudanças significativas no funcionamento do poder público.


Saber Direito: ações cidadãs em Barra do Garças – MT

Coordenação: Prof. Dr. Adam Luiz Claudino de Brito

E-mail: claudinodebrito585@hotmail.com


Descrição: O Projeto Saber o Direito: ações cidadãs em Barra do Garças irá proporcionar atendimentos e instruções jurídicas - preventivas ou não - aos pais e servidores de escolas - estaduais e municipais- na cidade de Barra do Garças e região. Outrossim, também irá realizar visitas em instituições que prestam assistência para pessoas de baixa renda, que necessitam de assessoria jurídica gratuita . Dessa forma, os acadêmicos e docentes envolvidos no projeto, irão se dividir em grupos de trabalho, desenvolvendo atividades como palestras e assessoramentos individualizados; oportunidade em que poderão ser verificados casos de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Assim, identificadas demandas, serão direcionadas ao NPJ para providências legais. Em determinados encontros, também serão realizadas atividades direcionadas às crianças e aos adolescentes, auxiliando o desenvolvimento educacional e cultural no meio social, familiar e escolar. Em contrapartida, os acadêmicos vinculados ao Projeto receberão uma relevante ajuda na formação profissional, além de desenvolver uma consciência educadora.


Grupo de Teatro Fazendo Artes

Coordenação: Prof. Dr. Adam Luiz Claudino de Brito

E-mail: claudinodebrito585@hotmail.com


Descrição: O Grupo de Teatro Fazendo Artes existe há mais de 15 anos dentro da UFMT - Campus de Pontal do Araguaia e de Barra do Garças - MT. Este grupo encena peças teatrais que são, em sua maioria, escritas pelos próprios integrantes do grupo. O grupo é formado por alunos de cursos variados da UFMT. As peças escritas pelos participantes demonstram o desenvolvimento da escrita e da leitura que todo aluno universitário, em qualquer área que seja, deve apresentar. Essas peças são apresentadas, em sua maioria, nas escolas da região, levando a diversão, a arte, o incentivo à leitura, além da divulgação da UFMT dentro desses espaços. Também, por meio dessas apresentações, busca-se a integração UFMT-Comunidade, fora do espaço acadêmico.


Fique sempre informado com as principais notícias da UFMT.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Contribua com o desenvolvimento do novo portal. Sua opinião é muito importante!