O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação está vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e da Terra, do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso. Está localizado na Unidade II, na cidade de Barra do Garças/MT, é voltado ao ensino, pesquisa e extensão na área de computação.
O curso funciona no sistema de crédito, totalizando 200 créditos, com carga horária total de 3.200 horas. O período normal de integralização do curso é de 8 semestres e o período máximo é de 12 semestres.
Atualmente 11 professores especialistas na área atuam no curso. A estrutura física é composta por salas de aula, laboratórios de programação, laboratório de arquitetura e organização de computadores, além de outras estruturas de suporte aos estudantes, como a biblioteca central.
Breve Histórico
O curso de Ciência da Computação originou-se do curso de Licenciatura em Informática (criado no ano de 2000). Frente a um contexto de debate em relação a alocação dos profissionais Licenciados em Informática, foi proposto em 2006 pelos professores a extinção do curso de Licenciatura em Informática no Campus e a simultânea criação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Esta proposta foi aprovada e o curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi criado na oportunidade do programa REUNI, implantando no então Instituto Universitário do Araguaia.
O ingresso da primeira turma deu-se no ano de 2009, no regime de Crédito Semestral, sob as normas das resoluções CONSEPE Nº 52 de 12/12/1994 e CONSEPE Nº 32 de 15/03/1989. Tendo em vista que o curso é ofertado em turno integral (Art. 2º, inc. IV, CNE/CES 2/2007), é possível ao aluno concluí-lo em tempo inferior ao limite normal de integralização (Art.2º, inc. III, CNE/CES 2/2007).
Em 2019 passou a vigorar uma nova grade curricular, atualizando o rol de disciplinas, e melhor distribuindo a carga horária do curso, entre outras melhorias. O novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovado pelo CONSEPE, na sua resolução Nº 06/2019.