O Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, realiza nesta quarta-feira (25) o "Inova Alimentos", evento promovido por professores com palestras e rodas de conversa sobre inovação e empreendedorismo. Na oportunidade será apresentado também o edital do programa Centelha, desenvolvido pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT).
O evento acontece na sala 124, do curso de Engenharia de Alimentos, às 13h30 (horário local). A programação consiste em três momentos: "Inovação para o Século XXI", com o professor Márcio de Andrade Batista; exposição de um case de sucesso com a fundadora da Startup Solo, Aline Ferreira Ramos e a apresentação do Programa Centelha com o professor Márcio Chagas. O professor Márcio Andrade conta que a proposta do evento surgiu a partir do coordenador do curso, Weskley Cotrim, e que "a ideia é promover inovação e empreendedorismo dentro do curso de Engenharia de Alimentos".
De acordo com o edital do projeto Centelha, “a proposta do projeto é “Estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores”. Além disso, o Centelha apoia por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, em recursos não reembolsáveis, e Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora a geração de empresas de base tecnológica. "Vamos apresentar os editais para os alunos em sala de aula, mandar nos grupos com vídeos de divulgação do edital Centelha para aplicar o acesso a essa informação", ressaltou o professor Márcio Andrade.
É propósito do Centelha também a transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado de Mato Grosso. Os organizadores do “Inova Alimentos” informam que o evento é aberto ao público e que os participantes vão ter acesso a uma declaração de participação emitida pela Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos.