Projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, com o apoio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), realiza rodas de conversas com estudantes da área de saúde envolvidos em iniciativas de enfretamento à pandemia de Covid-19. A ação tem o objetivo de estimular o autocuidado com a saúde mental, oportunizando momentos para o compartilhamento de experiências vivenciadas no atual contexto.
As atividades serão desenvolvidas em ambiente virtual, organizadas com base nos apontamentos levantados pelos alunos. O acolhimento ocorre quinzenalmente e as inscrições são disponibilizas uma semana antes de cada encontro, por meio de formulário online. O projeto visa abordar temas sobre habilidades de comunicação, formas de abordagem aos pacientes e seus familiares, procedimentos em situação de luto e a importância do profissional de saúde durante a pandemia.
“Os alunos terão a oportunidade de compartilhar sentimentos e experiências vividas e se sentirão mais seguros para enfrentar o atual contexto da pandemia, irão conhecer outros acadêmicos na mesma situação e não irão se sentir sozinhos. Falar de saúde mental é estar bem com você mesmo para poder ajudar o outro da melhor maneira possível”, explica a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Glaucia Lunardi.
Serão oito rodas de conversa virtuais durante o período de atuação, e estima-se que o projeto receba 80 estudantes. Para a docente, mais pessoas serão atingidas indiretamente pelas atividades. “Se trabalharmos em uma melhora na saúde mental dos acadêmicos que estão na linha de frente do combate à pandemia eles estarão mais preparados para cuidar de seus pacientes”, destaca.
A divulgação das ações ocorre por meio do Instagram. Participarão até dez estudantes em cada encontro, desde que estejam inscritos e tenham preenchido o termo de consentimento. Caso seja identificada demanda específica, um suporte individual será disponibilizado.