A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos Câmpus Araguaia e de Sinop realizam atividades de acolhimento para calouros do período 2022.1. Diferentes atividades acontecem nos dos câmpus a partir de uma parceria envolvendo a administração superior, estudantes veteranos e professores da UFMT. As ações estão recebendo também resposta positiva dos calouros que conhecem um pouco mais da estrutura da universidade.
No Câmpus do Araguaia as ações passaram por atividades que priorizaram a interação entre os estudantes. “Nesse ano o Campus Universitário do Araguaia, realizou a programação em conjunto com o DCE Chapa Florescer e GGE, visando acolher os novos alunos e possibilitar uma melhor interação entre os nossos calouros e campus”, pontua o pró-reitor do Câmpus do Araguaia, Rodrigo Azevedo. Eventos recreativos, culturais, informativos, estão no roteiro desenvolvido com a participação do reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.
“Foram realizadas atividades com rodas de conversa, gincanas, acolhimento nos cursos e conclusão com o Sarau. Durante as programações foram realizadas apresentações para os alunos do locais e encaminhado o Manual do Calouro totalmente interativo e digital”, explica o pró-reitor do Câmpus do Araguaia. A proposta dos eventos realizados é a de ajudar na interação dos novos estudantes com os veteranos e também com a administração local da UFMT.
A execução das atividades da Semana do Calouro no Câmpus Araguaia ficou a cargo da Gerência de Graduação (GGE) e Extensão do câmpus e também do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Nesse ano o Campus Universitário do Araguaia, realizou a programação em conjunto com o DCE Chapa Florescer e GGE, visando acolher os novos alunos e possibilitar uma melhor interação entre os nossos calouros e campus”, relata Rodrigo Azevedo.
A Gerente de Graduação e Extensão do Câmpus de Sinop, professora Roberta Nogueira, conta que Centros Acadêmicos (CAs) e Atléticas participaram da organização das atividades. “No Campus Sinop o acolhimento aos calouros está sendo realizado por cada um dos cursos. Os colegiados, juntamente com as organizações discentes de cada curso (CAs e Atléticas) organizaram, considerando as especificidades de cada curso, uma agenda de atividades de recepção dos novos alunos”, relata sobre as ações que seguem até o final de setembro.
Palestras e gincanas fazem parte das programações
Entre as atividades realizadas em Sinop estão palestras, atividades de integração em formato de gincanas, encontros com os professores do curso e com os alunos veteranos de cada curso. “Esse espaço de integração também acolhe a administração do campus, que participa da agenda de cada um dos 11 cursos, expondo a estrutura administrativa, a equipe de gestão e como o dia a dia desses novos alunos na UFMT está intimamente ligada à essa estrutura de gestão”, disse Roberta Nogueira sobre o cronograma de recepção dos novos alunos dentro de cada curso.
Segundo o pró-reitor do Câmpus do Araguaia, a participação nas atividades é bastante positiva. "Até o presente momento tivemos um bom número de alunos em participação com um retorno positivo no tocante ao acolhimento e a participação dos demais alunos e servidores, permitindo uma melhor interação e aproximação nos primeiros dias, além dos materiais informativos e esclarecimentos realizados durante as atividades, tivemos nesse ano a presença do nosso reitor, alegrando e prestigiando nossa programação”, pontua.