Nesta segunda-feira (14) a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) reuniu pró-reitorias, secretarias e diretorias para discutir os caminhos para a construção do Orçamento de 2026 da instituição. Na oportunidade os gestores tomaram conhecimento de particularidades da situação da UFMT no Orçamento em exercício e também os caminhos para a elaboração da peça orçamentária para os próximos anos.
A reitora da UFMT, professora Marluce Souza e Silva, apresentou caminhos de aperfeiçoamento das decisões para a elaboração dos orçamentos anuais da universidade. “Nós queremos acrescentar mais uma etapa àquele procedimento já adotado há alguns anos, inclusive pela gestão anterior. O processo de planejamento começava com a criação da Comissão Mista no Consepe e no Consuni. Então nós estamos criando uma etapa anterior, que é um debate com as bases”, explicou a professora a respeito das etapas existentes que envolvem o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Universitário (Consuni).
A reunião desta segunda-feira complementa outras reuniões realizadas anteriormente com os campus da UFMT. “Já fomos aos campus do Araguaia, de Sinop e de Várzea Grande Hoje nós estamos conversando com os pró-reitores, secretários e assessores da reitoria em Cuiabá, para que a gente elabore um projeto que comece na base, antes de criarmos e constituirmos a Comissão Mista de Orçamento”, relatou a professora Marluce Souza e Silva a respeito do processo de construção do Orçamento para os próximos anos.
A comissão também passa a ter um caráter mais participativo. “A nossa comissão mista também será ampliada com um representante docente, um técnico administrativo e um estudante de cada campus e mais os membros do Consepe do Consuni. Isso vai aumentar o número de participantes nessas comissões. É isso que nós desejamos. Que toda a discussão seja oriunda de uma experiência de todos nós, chefe de departamento, coordenadores de curso, diretores e membros do Consepe e do Consuni”, pontuou.