Cuiabá

15/08/2025 7:40

UFMT busca apoio para viabilizar Licenciatura Intercultural

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Uma comitiva formada pelas professoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mariuce Campos de Moraes e Beleni Grando, e pela indígena do povo Kurâ-Bakairi, pós-doutoranda Isabel Taukane, esteve em Brasília em reunião com Rosilene Tuxá, representante do Departamento de Políticas Educacionais Indígenas, vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria é responsável por formular e implementar políticas públicas voltadas à continuidade dos estudos, à alfabetização de jovens e adultos e à promoção da diversidade e inclusão educacional.

O encontro , realizado na quarta-feira (13) teve como objetivo tratar da viabilização de recursos financeiros para a implementação do primeiro curso de Licenciatura Intercultural da UFMT, com três habilitações específicas: Educação Intercultural Indígena – Pedagogia (Licenciatura); Educação Intercultural Indígena – Linguagem e Humanidades (Licenciatura); e Educação Intercultural Indígena – Ciências da Natureza e Matemática (Licenciatura)

De acordo com as professoras da UFMT, o projeto político-pedagógico já está finalizado e a tramitação interna na universidade encontra-se em fase de conclusão. A representante do MEC, Rosilene Tuxá, confirmou que, com a destinação dos recursos prevista ainda para este semestre, a UFMT poderá lançar o edital de seleção voltado especialmente para atender a região do Capoto Jarina, território do povo Mebêngôkre (Kayapó).

A criação da licenciatura representa um avanço histórico para a educação indígena da região, oferecendo formação superior intercultural pensada a partir das demandas, saberes e territórios locais. A expectativa é que o curso fortaleça a formação de professores indígenas e consolide a presença da UFMT em áreas estratégicas para a preservação cultural e ambiental de Mato Grosso.


POR: Gerência de Imprensa
imprensa.secomm@ufmt.br

DATA: 15/08/2025 7:40

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