O projeto Campo e Ciência, desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Fundação Uniselva, concluiu mais uma etapa de seu plano de trabalho no município de São José dos Quatro Marcos (MT). O projeto investiga o impacto do uso de tecnologias na produção rural e promove apoio direto a agricultores familiares em todo o estado.
Nesta fase, foram contemplados o Assentamento Sílvio Rodrigues (Mirassol D’Oeste), o Assentamento Florestan Fernandes (Araputanga e São José dos Quatro Marcos), a AMPAFAD, a Associação Mãe Terra, a COOPARAS e a ASSORREQ.
A ASSORREQ atende 520 famílias nas comunidades Boa Sorte, Retiro e Buqueron, sendo o único território dos quatro existentes na região que possui moradores residentes. A entidade é responsável por coordenar as ações locais.
Para o presidente da Associação Remanescente de Quilombo do Território Porto Bananal, Pasqual de Mello, o apoio do projeto é essencial para a permanência das famílias no campo e para a segurança alimentar. “Essa iniciativa do Ministério é de grande importância para ajudar as famílias a manterem sua alimentação, hortas e demais necessidades. O microtrator recebido auxiliará no preparo do solo, que é muito fraco e já não pode mais ser trabalhado apenas com enxadas”, afirmou.
Até o momento, a ASSORREQ recebeu um microtrator, um trator de 80 cavalos, uma carretinha de 1.500 kg, um sucador, uma caixa d’água de 15.000 litros, uma bomba centrífuga de 2 cavalos para irrigação, 10 rolos de sombrite de 50 metros (50%), 30 barras de cano de 6 metros e um kit de irrigação por microaspersão.
Ainda faltam alguns itens previstos no orçamento, como 10 rolos de tela e arame liso para instalação, necessários para cercar as hortas e garantir sua proteção. A associação aguarda o retorno técnico para verificar a entrega completa dos materiais.
O projeto já realizou entregas em assentamentos e comunidades dos municípios de Pedra Preta, São José do Povo, Rondonópolis, Juscimeira, Campo Verde, Poconé, Várzea Grande, Acorizal, Sorriso, Sinop, Cláudia, Itaúba, Tangará da Serra, Nova Olímpia e Nortelândia.