O projeto de extensão “Competências Interculturais decoloniais na educação: práticas e metodologias”, desenvolvido no Câmpus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), integrante do projeto de pesquisa “Competências e interculturalidade na educação: nuances da literatura brasileira” se transformou no livro “Competências Interculturais Na Educação Superior: conceitos, modelos e instrumentos para pesquisas na América Latina”.
O e-book, construído por Fabiane Aparecida Santos Clemente Salles, docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) do Câmpus do Araguaia, coordenadora dos projetos de extensão e pesquisa, buscou a articulação dos mesmos e está disponível para download.
Publicado pela editora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o livro busca apresentar alguns modelos e instrumentos de avaliação de competências interculturais na educação superior a fim de subsidiar pesquisas futuras. Nela, apresenta-se uma análise de debate sobre competências interculturais decoloniais, com perspectiva de competências Input e Output, bem como interculturalidade relacional, funcional e crítica.
Os anexos apresentados com suas devidas autorias, tem como objetivo facilitar a busca de pesquisadores brasileiros e internacionais aos modelos e instrumentos de avaliação de competências interculturais para serem adotados em pesquisas científicas
A perspectiva é de que a obra contribua para o enriquecimento da temática na América Latina e Brasil, dada a incipiência do tema no que tange a Educação Superior e necessidade latente de robustez do debate nesse contexto.
O livro apresenta os principais modelos e instrumentos que vem sendo utilizados e debatidos mundialmente, aproximando os leitores da temática que está cada vez mais em voga no âmbito educacional, com uma linguagem acessível e explicativa, trata da temática de forma a incitar novas contribuições para a evolução cientifica sobre competências e interculturalidade na América Latina. Essas discussões foram apresentadas nos encontros do curso online ocorrido no projeto de Extensão, tema esse novo para muitos participantes.
A instituição de ensino superior exerce uma função essencial na luta contra o racismo no ambiente educacional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa. Por meio de suas pesquisas e abordagens acadêmicas, especialmente nas disciplinas relacionadas à interculturalidade, essa instituição tem a capacidade de impactar de maneira significativa a maneira como o racismo é tratado nas aulas, nas investigações e na formação de educadores e profissionais.
As produções acadêmicas sobre interculturalidade e estudos de raça e etnia contribuem para a difusão de teorias e práticas que questionam as estruturas racistas presentes nas instituições educativas. Através de investigações, livros e artigos científicos, o ambiente universitário propicia novas perspectivas sobre o racismo e suas manifestações tanto na sociedade quanto nas escolas. Ao divulgar textos que tratam de temas relacionados ao racismo e à interculturalidade, as universidades têm a oportunidade de ampliar a compreensão de seus estudantes e da sociedade em geral. Isso envolve incentivar a publicação de estudos realizados por alunos e professores de diversas etnias e culturas, reconhecendo a importância das vozes variadas no espaço acadêmico.
A obra teve o apoio financeiro da UFMT, por meio do Edital 05 da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e também contou com o apoio das Pró-Reitorias de Administração (Proad) e de Planejamento (Proplan).