Cuiabá

09/05/2022 7:48

Laboratórios da UFMT têm parceria com universidade chinesa

Foto:

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq) e a Secretaria de Relações Internacionais (Secri) lançaram uma chamada interna convidar laboratórios institucionais de pesquisa a participar da composição de um cadastro para associar-se ao Centro Brasil-China de Pesquisa em Tecnologia Sustentável e Inovação do Agronegócio de Mato Grosso (BCAgriMT). A iniciativa é parte do trabalho do Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (NURIMAT).

A chamada faz parte da parceria do BCAgriMT, para projetos de pesquisa em agronomia, zootecnia, engenharia agrícola, engenharia  florestal,  medicina  veterinária,  ciência  e  tecnologia  de alimentos, biodiversidade e áreas afins. “O chamamento de laboratórios para vinculação ao BCAgriMT constitui uma segunda etapa do projeto desse centro de pesquisas. A primeira etapa, conduzida pelo NURIMAT, diz respeito à constituição do BCAgriMT como um acordo de cooperação entre as instituições que compõem o NURIMAT e a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU)”, disse o secretário de Relações Internacionais da UFMT, Lucas Oliveira de Sousa.

O secretário explica que na segunda etapa, as IES vinculadas ao NURIMAT divulgam a criação do BCAgriMT e convidam pesquisadores para associar laboratórios multiusuários às áreas de atuação das pesquisas. “Os laboratórios que se associarem ao BCAgriMT poderão desenvolver pesquisas em conjuntos com parceiros estrangeiros, inicialmente da SCAU. Para isso, numa terceira etapa, o NURIMAT receberá propostas tanto de pesquisadores das IES de Mato Grosso como de pesquisadores da SCAU e atuará na conexão entre grupos de pesquisa de MT e da China”, relatou o secretário acrescentando que o projeto de pesquisa será conduzido em cooperação internacional.

Parceria entre Propeq e Secri

Para os envolvidos na chamada pública a parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Secretaria de Relações Internacionais é uma ação fundamental como parte do processo de internacionalização da universidade. “A parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Secretaria de Relações Internacionais visa o fortalecimento da imagem e da inserção institucional da UFMT no cenário mundial, apontando para a pesquisa como uma das ferramentas mais promissoras nesse processo”, apontou o pró-reitor de Pesquisa, Leandro Batirolla.

Para o pró-reitor, pesquisas que envolvam parcerias com instituições de relevância mundial, que atuem na busca de soluções para problemas de interesse global, contribuem muito para o processo de reconhecimento internacional. “Parte desse processo depende da infraestrutura de pesquisa e do parque tecnológico e instrumental instalado na Universidade, o que justifica as parcerias voltadas aos Laboratórios multiusuários, com capacidade de atender não somente as demandas internas, mas também externas à Universidade”, analisou o pró-reitor.

O secretário de Relações Internacionais lembrou que o Plano Institucional de Internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso (PII-UFMT) 2022-2026 contempla a temática de pesquisa em um dos objetivos específicos. “Daí a ação conjunta da PROPEQ com a SECRI nesta e em outras ações institucionais de fomento à internacionalização da pesquisa e da projeção internacional da UFMT”, complementou.

Chamada será realizada a partir de processo eletrônico

A proposta da chamada é inscrever laboratórios institucionais de pesquisa interessados em se associar ao BCAgriMT em diferentes parcerias, incluindo as público-privadas. Para inscrever-se na chamada os laboratórios interessados vão encaminhar processo eletrônico à  unidade PROPeq –CP –GPP–Gerência de Projetos de Pesquisa, com o formulário BCAgriMT, Currículo  lattes do  coordenador/responsável  pelo  laboratório, cópia da tela de cadastro do laboratório na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE). Ainda é preciso apresentar a anuência da unidade acadêmica a qual o laboratório encontra-se vinculado e a manifestação de interesse para o BCAgriMT.

“O NURIMAT receberá das universidades as solicitações de interesse de vinculação dos laboratórios ao BCAgriMT e analisará os formulários respondidos, por meio de um comitê formado por representantes de todas as IES, para indicar os laboratórios a serem associados ao centro de pesquisa”, explicou Lucas Oliveira de Sousa. 

O secretário de relações internacionais pontuou ainda que a partir desse rol de laboratórios as parcerias poderão ser iniciadas considerando tanto os interesses da Instituição Chinesa, quanto os interesses e áreas de atuação de cada laboratório. “Assim, a compilação das informações referentes aos laboratórios interessados será efetuada pela PROPEQ e SECRI, sendo encaminha ao NURIMAT para compor o banco de dados do núcleo para futuras ações junto ao BCAgriMT” relatou.

O envio de propostas está liberado de 16 a 20 de maio. A análise do material será através de uma etapa documental e outra de mérito, respectivamente, sob responsabilidade da PROPEQ e a NURIMAT. A chamada orienta que em necessidade de esclarecimentos é possível entrar em contato com a SECRI através do e-mail secri@ufmt.br.

O NURIMAT é composto pelas instituições de ensino superior públicas de Mato Grosso, que além da UFMT inclui a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), além do Governo do Estado de Mato Grosso, representado pela Assessoria de Relações Internacionais.



POR: Carlos Rocha
Jornalista

DATA: 09/05/2022 7:48

COMPARTILHE

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-1108

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30