A pesquisa “Síntese de bioC-dots a partir de biomassa proteica” do estudante Pedro Henrique da Silva levou o prêmio Severino Meireles pela Universidade Federal de Mato Grosso. O Prêmio é concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFMT aos alunos de destaque no desenvolvimento das suas pesquisas de iniciação científica, cujo reconhecimento de mérito é feito conforme a área de conhecimento estabelecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Este texto foi construído como parte das atividades da disciplina de Assessoria de Comunicação do curso de Jornalismo, por Vítor Figueiredo.
O estudo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que geram impacto ambiental positivo à sociedade. A síntese dos bioc-dots, nomenclatura empregada para os pontos quânticos de carbono - materiais com dimensões inferiores a 10 nm - foi feita a partir da coletada de resíduos industriais ricos em proteína que foram submetido a uma série de tratamentos térmicos em equipamentos de laboratório, como micro-ondas e estufas, com o auxílio de reagentes químicos especiais. Esses reagentes ajudam a potencializar a capacidade dos bioC-dots de emitir luz.
Esses materiais seriam previamente descartados, a pesquisa faz com o que seria jogado no “lixo” se transformado em materiais com potenciais para uso em criações de inovações tecnológicas sustentáveis. Pedro Henrique conta que já desenvolvia pesquisas com foco em estudos de pontos quânticos em seu grupo de pesquisa Genmat (Grupo de Eletroanalítica e Novos Materiais). “Por isso, não pude recusar a oportunidade quando surgiu a proposta de participar de uma pesquisa que abordava temas pelos quais sempre tive interesse, como causas ambientais (ao tratar os resíduos) estudo de óptica e nanomateriais.” diz o pesquisador
A pesquisa de Pedro Henrique mostra como a ciência feita nas universidades públicas tem impacto real na sociedade. Iniciativas como essa reforçam a importância de investir na pesquisa acadêmica, que é base para inovação, preservação ambiental e desenvolvimento do país.