Nesta quinta-feira (03) e sexta (04), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão Estudos de Planejamento Urbano e Regional (ÉPURA), participa do 1º Seminário da Rede Tecnopolíticas da Participação, ação integrante do projeto internacional Tecnopolíticas de Participação – Panorama das Políticas e Práticas Habitacionais Contra-hegemônicas nos Contextos Brasileiro e Português.
Com o objetivo de identificar oportunidades de inovação nos mecanismos de participação adotados em políticas e práticas habitacionais, o projeto enfoca os Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) no Brasil e as Estratégias e Planos Locais de Habitação (ELH/PLH) em Portugal. A iniciativa reúne docentes e pesquisadores da UFMT, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – que coordena o projeto – e das instituições portuguesas Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e Universidade de Aveiro (UA).
O Seminário tem como objetivo central sistematizar o referencial teórico e metodológico do projeto, promovendo debates sobre participação democrática, tecnologias digitais, e políticas habitacionais em uma perspectiva crítica, comparada e propositiva. O evento também busca consolidar uma rede de investigação e cooperação acadêmica entre Brasil e Portugal, contribuindo com a construção de agendas coletivas no campo das tecnopolíticas da participação.
O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão online e atividades presenciais. A participação é aberta à comunidade acadêmica e ao público interessado, mediante inscrição prévia pelo link:
Será emitido certificado de participação para os inscritos que acompanharem o evento.
Sobre o ÉPURA
Fundado em 2009, o Grupo de Pesquisa e Extensão ÉPURA (UFMT) articula ensino, pesquisa e extensão com foco na produção social do espaço urbano e regional. O grupo promove reflexões e ações voltadas à autonomia técnico-institucional e ao fortalecimento da participação social, especialmente nos municípios mato-grossenses.
Contato e mais informações: epura.ufmt@gmail.com @ufmt_epura no Instagram