O auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia nesta sexta-feira (4), às 19h o lançamento do filme “Caminho Ancestral”, documentário sobre a Rota da Ancestralidade. O curta-metragem convida o público para refletir sobre memória, identidade e pertencimento a partir da vivência de pessoas negras. A apresentação é gratuita, aberto à comunidade e sem necessidade de inscrição prévia.
A obra é uma produção de estudantes da UFMT com direção de Uri Bezerra e protagonismo de Maryelle Campos, além das participações de Ana Carolina, Cristina Soares e Cristóvao Luiz, integrantes da Rota da Ancestralidade – um projeto que vem resgatando histórias e fortalecendo o vínculo com as raízes africanas e afro-brasileiras no território mato-grossense. O projeto Rota da Ancestralidade busca positivar a imagem da população afro-brasileira no Centro Histórico de Cuiabá.
A programação do lançamento conta com uma apresentação musical de Dominga Santos, seguida da exibição do curta, roda de conversa com os realizadores e protagonistas, e uma apresentação especial do coletivo Buriti Nagô, que traz a força das expressões culturais negras por meio da música e da performance. Entre as ações da Rota da Ancestralidade está o caminhar pela cidade com paradas em sete pontos que remetem a narrativas que envolvem protagonismo negro e, ao mesmo tempo, informações que nos conectam ao continente africano.