Com seus mais de 40 Programas de Pós-Graduação, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) contribui para o desenvolvimento científico, econômico e social do estado em todas as áreas. Para ingressar nos cursos de mestrado e doutorado, entretanto, é preciso ficar atento ao calendário acadêmico, com datas para a divulgação dos editais de seleção, início das aulas e mais.
“A pós-graduação desempenha um papel crucial na formação avançada de profissionais em diversas áreas, proporcionando benefícios tanto para a comunidade quanto para os indivíduos que escolhem seguir esse caminho. Entre as principais contribuições, temos: especialização e aprofundamento de conhecimentos; avanço da pesquisa e inovação; melhoria na qualidade de serviços profissionais; e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do estado de MT”, explica o coordenador de ensino de Pós-Graduação, professor Vinicius Carvalho.
Atualmente, a Instituição possui editais de vagas remanescentes para 17 cursos de mestrado e cinco de doutorado, todos com início das aulas previsto para o dia 4 de março deste ano. Entretanto, entre julho e agosto serão publicados os editais de todos os programas, visando o ingresso na pós-graduação em 2025.
“Para os candidatos interessados, indicamos acessar o portal Seja Pós UFMT para conhecer os Programas e os sites destes para conhecer as linhas de pesquisa e o corpo docente de cada um. Além disso, é interessante analisar os editais dos anos anteriores, para conhecer melhor o processo de seleção”, completou o professor Vinícius.
Para os pesquisadores que já foram aprovados ou já cursam uma pós-graduação na UFMT, o calendário acadêmico também apresenta datas importantes como o período de matrícula dos dois semestres (entre 1 de fevereiro e 1 de março e entre 22 de julho e 2 de agosto) e a data da XV Mostra de Pós-Graduação, promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (Propg) entre os dias 26 e 29 de novembro, como parte da Semana Acadêmica 2024.