Curso

Módulos do Curso

Agora você pode ter acesso a todo o conteúdo do curso de Técnico em Análise do Comportamento Aplicada sem precisar se inscrever. Mas ATENÇÃOOs certificados de conclusão só são fornecidos às pessoas que se inscreverem (para se inscrever clique aqui) e fizerem todas as avaliações previstas no curso. Pessoas que assistirem às videoaulas diretamente por aqui não poderão requerer nenhum documento referente ao curso, seja ele de participação ou conclusão.

Módulo 1 - O Que é ABA?
No primeiro módulo do curso será feita uma introdução sobre o que é ABA, e ABA como uma prática baseada em evidências. Será discutido um pouco das evidências da eficácia de ABA no trabalho com pessoas com TEA, e sobre o direito a uma intervenção comportamental eficaz, que é uma das bases para o trabalho feito com ABA. Nesse módulo iremos falar sobre algumas características fundamentais que a ABA tem, organizações de certificação profissional e o papel dos profissionais que trabalham com ABA. Além disso, serão abordados quais os papéis de alguns profissionais da área em uma equipe, princípios das ciências de maneira geral e o entendimento de porque a ABA é uma ciência. Serão discutidos ainda, alguns princípios das ciências e como esses princípios afetam a ABA. Ao final desse módulo iremos falar o que NÃO é ABA.
Este é o módulo 2 do nosso curso. Neste módulo, vamos falar um pouco sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Vamos começar definindo o que é o TEA. Em seguida, vamos discutir as características das pessoas com TEA, fazer um breve histórico do transtorno e abordar outros transtornos do neurodesenvolvimento. Falaremos também sobre os critérios diagnósticos do TEA, incluindo a comunicação social, comportamentos repetitivos e outras características comuns em pessoas com TEA, como alterações no sono, apego à rotina e comportamentos desafiadores. Vamos discutir ainda os marcos do desenvolvimento infantil. É muito importante saber o que esperar do desenvolvimento infantil para conseguirmos identificar possíveis desvios ou atrasos. Também abordaremos os sinais de alerta usados no diagnóstico do TEA, os fatores de risco, tanto genéticos quanto ambientais, e falaremos sobre outros transtornos e condições associadas ao TEA.
No módulo 3 do curso será feito um breve histórico da análise do comportamento. Será abordado um pouco da Análise do Comportamento no Brasil. Apesar de ela não ter se originado por aqui, a história da Análise do Comportamento no Brasil é longa e rica. Iremos falar sobre as quatro dimensões da Análise do Comportamento entre elas: a Análise Experimental do Comportamento (AEC), a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Behaviorismo Radical (BR) e a prestação de serviços. Serão discutidos alguns pressupostos do behaviorismo radical e a partir disso, serão apresentados os conceitos básicos: como comportamento, ambiente, dimensões dos estímulos, condicionamento respondente e condicionamento operante. Todos esses conceitos serão importantes quando formos discutir sobre os procedimentos utilizados na terapia baseada em ABA.
O módulo 4 é uma continuação do módulo 3. Portanto, serão abordados conceitos como a extinção e a recuperação espontânea. Vamos falar também sobre a classificação dos reforçadores, a existência de diferentes tipos e categorias de reforçadores e discutiremos um pouco sobre essas categorias. Além disso, será apresentado o conceito de tríplice contingência ou contingência de três termos, estímulos discriminativos e o controle de estímulos, tudo dentro do conceito de condicionamento operante. Abordaremos também os esquemas de reforçamento, que podem ser de diferentes tipos, e como utilizamos esses esquemas para razões e motivos diferentes. Por fim, será abordado o uso eficaz do reforçamento positivo.
No módulo 5, será apresentado o conceito de operações motivadoras ou simplesmente motivação. Aqui serão discutidos os diferentes efeitos que as operações possuem, o primeiro chama-se efeito alterador de valor e o segundo de efeito alterador de comportamento. Nesse contexto será abordada a avaliação de preferências, que refere-se às preferências que a pessoa atendida tem em relação aos reforçadores que ele quer obter ao longo da sessão. Para essa avaliação podem ser utilizadas entrevistas, um procedimento chamado de operante livre e os procedimentos baseados em tentativas. Aqui serão abordados todos esses procedimentos e serão apresentados vários exemplos para auxiliar na aprendizagem e na compreensão do que são esses procedimentos e como eles podem ser utilizados. ​
No módulo 6 do curso, serão abordados os conceitos de comportamento verbal, comunicação e linguagem. O comportamento verbal é uma interpretação da Análise do Comportamento para o fenômeno da comunicação. Nesse módulo será falado sobre o que são operantes verbais, serão definidos e exemplificados o que é: ecóico, mando, tato, intraverbal e responder do ouvinte. Ao final, serão discutidas formas de comunicação não vocais e formas alternativas de comunicação, quando a comunicação vocal não é viável para o indivíduo.
No módulo 7 do curso, serão abordados os procedimentos de ensino utilizados no trabalho com ABA. Serão trazidos os conceitos de metas e objetivos comportamentais, o que são comportamentos-alvo, seleção e definição de comportamentos-alvo, procedimentos de pareamento, modelagem, modelação, controle de estímulos, treino discriminativo, discriminação condicional, escolha de acordo com o modelo ou match-to-sample (MTS), ensino por tentativas discretas(ou DTT), transferência de controle de estímulos, aprendizagem sem erros, dicas de estímulo e dicas de resposta, esvanecimento de dica, critérios para progredir e regredir a apresentação de dicas, procedimentos de correção de erro, dependência da dica, tentativas de transferência, redução e esvanecimento de demanda, ensino naturalístico ou ensino incidental, análise de tarefa, encadeamento, comportamentos pivotais, treino de respostas pivotais, manutenção e generalização e também sobre plano de aquisição de habilidades.
No módulo 8, falaremos sobre comportamentos desafiadores, a classificação desses comportamentos e os determinantes biológicos e funcionais dos comportamentos desafiadores. Serão discutidas algumas funções que os comportamentos desafiadores podem ter e formas de avaliar esses comportamentos. Neste caso, podem-se utilizar métodos indiretos, métodos descritivos e o método experimental. Além disso, serão abordados procedimentos de redução de comportamento, entre eles a extinção, o reforçamento diferencial, procedimentos baseados no antecedente e a comunicação funcional como algo muito importante quando se trata de comportamentos desafiadores. Trataremos também de intervenções de contingência, incluindo economia de fichas ou sistema de fichas e procedimentos que são considerados procedimentos de punição como time out e custo de resposta. Por fim, vamos falar um pouco sobre o plano de intervenção comportamental visando a redução de comportamentos desafiadores.
No módulo 9, abordaremos a coleta e o lançamento de dados. O objetivos desse módulo é mostrar a importância dos dados para a ABA, trazer conceitos importantes sobre os dados, como validade, confiabilidade, precisão dos dados, acordo entre observadores, definições operacionais de comportamentos, por que medir, quais os riscos de não medir, como medir esses comportamentos, quais são alguns procedimentos de mensuração, procedimentos contínuos e descontínuos, registros e notas de atendimento, e, por fim, gráficos básicos utilizados por quem trabalha com ABA.
O módulo 10, o último deste curso, tem como principal objetivo falar sobre o Código de Ética do analista do comportamento. O módulo traz tópicos como: políticas e procedimentos, responsabilidades e dilemas éticos, escopo de competência, escopo de prática, privacidade, confidencialidade e limites da confidencialidade. Será discutido quando nós podemos quebrar o sigilo, em que situações isso é previsto, plano educacional individualizado e algumas leis a respeito da educação e dos direitos ao acesso aos serviços.