Workshop: 04/10/2016


Datas importantes

Prazo de submissão: 24/07/2016 26/08/2016
Notificação aos autores: 17/08/2016 05/09/2016
Envio da versão final: 05/09/2016 16/09/2016

Link para submissão:




[Apresentação]

A Web Social representa um novo paradigma no qual a Web deixou de ser um ambiente que interliga páginas e documentos para se tornar um ambiente que conecta pessoas, organizações e conceitos. Nesse contexto, a Web Social desempenha um papel central ao possibilitar que diversas pessoas interajam de formas e em escalas inéditas por meio de diferentes aplicações, construídas com diversas plataformas e embutidas em diferentes dispositivos.

Com o advento de comunidades virtuais e redes sociais, trazendo novas formas, dispositivos e soluções de interação, os limites e diferenças entre real e virtual vêm sendo questionados. O foco no uso e na participação em redes e comunidades virtuais se amplia para considerar, também, o seu não-uso, e dimensões culturais, como tempo, espaço, subsistência e proteção, são profundamente alteradas. Deste modo, cada vez mais, aspectos relacionados a valores humanos são enfatizados e carecem de discussão.

A 7ª edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’16) aborda o tema “as relações humanas mediadas pelas tecnologias”. Mais uma vez, o evento pretende promover o debate sobre as oportunidades e os desafios que a Web Social traz para a comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador (IHC), ressaltando os fatores relacionados ao tema selecionado. Outras informações, incluindo os tópicos de interesse do WAIHCWS’16, podem ser encontrados na Chamada de trabalhos.

Além da apresentação dos artigos selecionados, a agenda do WAIHCWS’16 incluirá a realização de uma dinâmica especial, que será externa ao evento. Propõe-se fazer um experimento no Cemitério da Consolação, em São Paulo, que está informatizado. Neste, o grupo fará uma visita guiada no cemitério, acessando os QRCodes dos túmulos e fazendo uso da aplicação que dá acesso a dados dos falecidos, o MemoriAll, via dispositivos móveis. Os dados coletados via questionários, entrevistas e análise do uso do aplicativo servirão de base para um relato da experiência e análise da interação com a ferramenta, para futura publicação dos resultados alcançados. Aspectos éticos serão respeitados e a atividade aborda um dos desafios da área de IHC, a interação póstuma. A dinâmica proposta permitirá articular a temática do Workshop com discussões teóricas e atividades práticas, trazendo elementos reais relacionados à ética, privacidade, legado digital, e aos valores humanos, tanto de uma perspectiva universal quanto culturalmente situada.



2008–2016 Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social