Workshop: 08/10/2013


Datas importantes

Prazo de submissão: 17/07/2013 05/08/2013
Notificação aos autores: 03/08/2013 20/08/2013
Envio da versão final: 10/08/2013 27/08/2013

Link para submissão:




[Chamada de trabalhos]

O V Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social (WAIHCWS'13) será realizado em conjunto com o XII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC'13), em Manaus, AM, de 08 a 11 de Outubro de 2013.

A Web Social faz parte das transformações que têm redefinido a forma como as pessoas se relacionam, utilizam e são afetadas pela tecnologia. Nos últimos anos, as tecnologias de mídia social (por exemplo, e-mail, fóruns na web, chats, blogs, wikis e fóruns) vêm permitindo que diversas comunidades se mobilizem em torno de temas de seus interesses em escala sem precedentes, revelando grande potencial para apoiar a tomada de decisão em grandes comunidades. No Brasil e em diversos países do mundo, essas ferramentas já demonstraram capacidade para gerar mobilização popular em busca de mudanças políticas e sociais.

Muito mais do que meras plataformas de interação pessoal, as redes sociais têm atuado como meio de disseminação de informações e notícias e como local de discussões nos quais os usuários manifestam e compartilham suas opiniões sobre os temas que o afetam. Desta forma, grandes grupos de cidadãos –independentes, motivados e informados – podem coletivamente melhor julgar sobre esses temas do que aqueles realizados individualmente, até mesmo por especialistas, porque o julgamento coletivo compensa os preconceitos e os desconhecimentos pessoais. Neste sentido, a formação de comunidades virtuais serve de apoio à sociedade no que ser refere à mobilização por temas de interesse público e o consenso de ideias pode culminar em grandes mudanças. Nestes processos, questões pertinentes a IHC precisam ser discutidas, em busca da “Inteligência Coletiva” na tomada de decisão.

A quinta edição do WAIHCWS dá continuidade às discussões sobre a Web Social dentro da comunidade de pesquisa em Interação Humano-Computador e áreas afins, colocando em foco questões relacionadas ao tema ““Inteligência Coletiva e Deliberação Participativa na Web Social – desafios e oportunidades”.

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

  • Métodos de design e de avaliação de softwares sociais;
  • Fatores, características e medidas de sucesso de softwares sociais;
  • Aspectos culturais e de apropriação, emocionais e afetivos em softwares sociais;
  • Comunicação, colaboração e compartilhamento em softwares sociais;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Confiança, reputação e outros valores humanos em softwares sociais;
  • Identidade, privacidade e segurança  em softwares sociais;
  • Mobilidade e ubiquidade e o reflexo na interação entre usuários de redes sociais;
  • Compartilhamento de contexto em softwares sociais;
  • Adaptação de conteúdo em softwares sociais para dispositivos móveis;
  • Usabilidade e acessibilidade em softwares sociais;
  • Memória e Propriedade em softwares sociais;
  • Emergência e aproveitamento do Conhecimento Social.

Submissões

Convidamos trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo sistemas aplicados, resultados empíricos, propostas e resultados de pesquisas que abordem aspectos da Web Social com foco na interação humano-computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser escritos em Português ou Inglês e ter de 4 a 6 páginas, para trabalhos em andamento, ou de 8 a 10 páginas, para trabalhos completos, seguindo o formato SIGCHI-ACM. As submissões devem ser inéditas e incluir resultados não publicados. Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do IHC'13 e disponibilizados na Série CEUR-WS. Também, como aconteceu com a 2ª edição, espera-se que os melhores artigos sejam publicados em um periódico com visibilidade internacional.

As submissões devem ser anônimas. Os autores devem submeter versões eletrônicas de seus trabalhos (como arquivo PDF), através do sistema EasyChair.


2008–2013 Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social