Equipe
CORAL

CORAL

O Coral UFMT tem como principais objetivos a busca da melhor preparação técnico-musical e a realização de espetáculos musicais de qualidade, além da realização e participação de cursos de formação de recursos humanos e da divulgação da música coral.

Desde a sua criação, em abril de 1980 por Gabriel Novis Neves e Benedito Pedro Dorileo, então reitor e vice-reitor, respectivamente, o Coral UFMT desenvolve um trabalho musical voltado para estudantes de diversos cursos da Universidade, professores, servidores e a comunidade. Fomentando um repertório variado de músicas que abrangem desde a erudita, a popular, a folclórica, a sacra e regional, até o repertório sinfônico, tem realizado atividades em forma de painéis de regência coral, reciclagens, laboratórios corais, oficina de expressão cênica, cursos de regência, de canto e de técnica vocal.

Todas essas variedades de ações contam com a participação de professores, regentes e cantores convidados de outros estados do país, em busca do aperfeiçoamento profissional dos componentes do coro, bem como da comunidade integrante do Movimento Coral Mato-Grossense. O Coral UFMT representa a Universidade em inúmeros congressos e cursos realizados em Cuiabá, no interior do estado e em outras cidades do Brasil. Em três décadas, percorreu países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica da UFMT.

 

Ao longo dos seus 37 anos, já teve à sua frente os regentes Peter Ens, Vilson Gavaldão de Oliveira e, desde agosto de 1989, está sob a regência da maestrina e professora, Dorit Kolling. Atualmente, tem na sua supervisão, Naíse do Vale Santana, e como preparador vocal, André Vilani. Durante esse tempo, passou a ser um núcleo gerador de atividades culturais e hoje mantém três grupos, assim divididos: o Coral UFMT, o Coral Infantojuvenil da UFMT e o Coral 3ª idade UFMT.

Grupos Artísticos