Cineclube Coxiponés Convida para Exposição comemorativa de seus 40 anos.

O Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso, inaugura a exposição “Coxiponés: 40 anos de cineclubismo” no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT no dia 05 de julho de 2017, a partir das 19h. A exposição comemora os 40 anos do cineclube completados este ano e apresentará ao público documentos, fotografias, cartazes, equipamentos e filmes que integram a rica história do Cineclube.

Fundado em 21 de janeiro de 1977 pelo Reitor Gabriel Novis Neves e tendo o jornalista Gabriel Papazian e a professora Therezinha Arruda na primeira diretoria, o Cineclube Coxiponés foi criado com o objetivo de promover a reflexão crítica e fruição estética através de filmes. Juntamente com o Coral, Orquestra Sinfônica, Museu de Arte e de Cultura Popular e Teatro Universitário, o Coxiponés passou a integrar o centro cultural da UFMT que, além de fornecer à comunidade rica programação cultural, se constituiu em espaço privilegiado para a ampla formação dos acadêmicos da Universidade.

Como lembra a hoje engenheira eletricista Maria Conceição Escobar, uma das primeiras frequentadoras das sessões do Coxiponés, os alunos passavam o dia todo dentro da universidade e “no final do dia a gente ia pegar um cinema”. Em um período de efervescência na cidade de Cuiabá na qual a universidade tinha um papel importante como um polo cultural, o Cineclube atraia não apenas os estudantes da UFMT, mas toda a comunidade, especialmente os intelectuais que frequentavam as sessões realizadas ainda com projetores de película.

Também fazem parte da história do Cineclube as itinerâncias pelos municípios de Mato Grosso, levando a magia dos filmes para comunidades e cidades do interior. Grande legado da gestão do animador e produtor cultural Clóvis Matos que juntamente com Epaminondas de Carvalho e Marília Beatriz realizaram, em plena ditadura militar, mostras com filmes censurados e de cartazes de diversos países, tornando o Coxiponés um polo da resistência ao regime autoritário.

A partir dos anos 1990 o Cineclube ampliou suas atividades e passou a consolidar seu acervo com a aquisição da coleção de filmes e fotografias do cinegrafista Lázaro Papazian (filmes e fotografias que traçam um retrato da sociedade cuiabana da primeira metade do século XX). Também neste período, o Coxiponés foi o embrião e sediou o primeiro festival de Cinema de Cuiabá, idealizado pelo supervisor a época, o cineasta e servidor Luiz Borges.

A partir das gestões dos servidores José Amilcar Bertolini e Moacir Francisco Barros, o Coxiponés passou a realizar um dos mais importantes festivais de audiovisual universitário do Brasil. A atual Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT (MAUAL) acontece há 16 anos ininterruptos e é uma das principais janelas de exibição para realizadores universitários e independentes.

Há três anos recebendo também filmes de países da América Latina, a MAUAL reúne no campus da UFMT jovens realizadores, professores, técnicos e profissionais do mercado audiovisual. Durante uma semana são realizadas discussões, palestras, oficinas e mostra competitiva de filmes curtas metragens. A ideia é estimular a produção dos jovens realizadores que em breve estarão participando do universo do cinema e do audiovisual não apenas como público, mas como diretores, roteiristas, fotógrafos, atores etc.

O Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Professor Fernando Tadeu, comenta que o calendário comemorativo do Coxiponés já realizou neste ano a Mostra Especial com o lançamento do Filme O Mestre e o Divino e a primeira edição da Mostra Latitude 15º de filmes Mato-Grossenses, que reuniu no espaço externo no Centro Cultural UFMT aproximadamente 400 pessoas em dois dias de exibição de parte importante da filmografia produzida no estado.

Luzo Reis, atual Supervisor do Cineclube lembra que além das ações comemorativas o cineclube mantem seu trabalho de conservação e digitalização de seu acervo e as sessões semanais gratuitas trazendo a cada mês um ciclo temático. O Supervisor também lembra que a equipe do Coxiponés está trabalhando nos preparativos da 16ª Mostra de Audiovisual Universitário América Latina UFMT (MAUAL), que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro.

A Exposição “Coxiponés: 40 anos de Cineclubismo”, traz um pouco da história de luta e resistência do Cineclube Coxiponés e poderá ser visitada a partir do dia 05 de julho com entrada franca. A inauguração acontece às 19h, no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT.

Serviço:

Exposição Coxiponés: 40 anos de cineclubismo

Inauguração: 05/07/2017 às 19h

Visitação: de 06/07/2017 à 18/08/2017 – Segunda a sexta feira. Horários: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Agendamento escolar e informações: 3615-8377 / cinecoxipones@gmail.com