Portal da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Conselho Diretor

O Conselho Diretor tem por objetivo exercer a administração da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso e a supervisão da universidade.

Consuni

O Conselho Universitário delibera sobre matéria administrativa, econômica, financeira e de desenvolvimento de pessoal.

Consepe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é a última instância de deliberação para recursos nestas áreas e delibera sobre matéria acadêmica, científica, tecnológica, cultural e artística.

Organograma

Aqui você encontra o organograma completo da UFMT: da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas e de Serviços.

A UFMT

 
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está localizada em Cuiabá (Câmpus-sede) e em outras quatro cidades – Rondonópolis, Barra do Garças e Pontal do Araguaia e Sinop. Estão em construção o Câmpus de Várzea Grande, cidade contígua à Capital, e a Unidade II do Câmpus de Cuiabá. Criada em 1970, a UFMT é a mais abrangente instituição de ensino superior no Estado, com presença marcante em todas as regiões de Mato Grosso, um território superior a 900 mil quilômetros quadrados. Além dos Câmpus, a UFMT está presente em 24 polos de educação a distância, tem uma base de pesquisa no Pantanal e fazendas experimentais em Santo Antônio do Leverger (30 Km de Cuiabá) e em Sinop, dois hospitais veterinários e o Hospital Universitário Júlio Müller, 100% SUS.
 
A UFMT é composta por 29 institutos e faculdades, já formou aproximadamente 56 mil profissionais e tem, hoje, mais de 34 mil alunos em seus 106 cursos de graduação e nos 61 de pós-graduação (mestrado e doutorado).  Na pesquisa registrou 442 projetos em 2016 e é responsável pela maior produção científica de Mato Grosso, integrando redes nacionais e internacionais de investigação.
 
No apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão, a UFMT possui laboratórios de áreas específicas e de uso coletivo, como o herbário e o biotério; conta com zoológico, ginásio de esportes, parque aquático, museus, teatro, orquestra, coral e com o maior sistema de bibliotecas do Estado, somando mais de 400 mil volumes.
 
Para incentivar o interesse pela ciência, pela docência e pelas ações junto à comunidade, a UFMT ofereceu, em 2016, 1.066 bolsas de graduação, de iniciação científica e de extensão e, para assegurar a permanência do aluno na Universidade até a conclusão do curso de graduação, ofereceu 4.279 bolsas de assistência estudantil em 2015. Mantém restaurantes universitários nos quatro Câmpus, oferecendo café da manhã, almoço e jantar, servindo aproximadamente 4.500 refeições por dia.
  
Para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UFMT conta com 1.904 docentes e 1.576 técnicos administrativos. 
 
                      
 Campus Cuiabá                                                         Campus Cuiabá
 
                      
 Campus Rondonópolis                                                Campus Sinop
 
                      
 Campus Araguaia (Pontal do Araguaia)                        Campus Araguaia (Barra do Garças)
 

 

Mais
Menos

Reitoria

Reitoria é um conjunto de processos gerenciais e de pessoas que são responsáveis pela gestão da UFMT. O reitor(a) é eleito(a) pela comunidade acadêmica.

Vice-Reitoria

A Vice-Reitoria da UFMT responde pela Biblioteca Central, Biotério, Editora da UFMT, Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) e Escritório de Projetos e Processos (EPP).

Pró-Reitorias

A UFMT tem sete Pró-Reitorias: Administração; Planejamento; Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Assistência Estudantil e Cultura, Esporte e Vivência.

Secretarias

Sete secretarias compõem com as pró-reitorias a administração da UFMT: Sari, Secomm, Secri, SGP, STI, Setec e Sinfra
Rodapé Animado UFMT