Portal da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

A UFMT

Reitoria

Pró-Reitorias

A UFMT tem sete Pró-Reitorias: Administração; Planejamento; Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Cultura, Esporte e Vivência e Assistência Estudantil.

Câmpus do Interior

Hospital Universitário Júlio Müller

Secretarias

Sete secretarias compõem com as pró-reitorias a administração da UFMT: Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (Sari), Secretaria de Comunicação e Multimeios (Secomm), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria de Relações Internacionais (Secri), Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).

Institucional

 
A Universidade Federal de Mato Grosso foi criada em 10 de dezembro de 1970 pela Lei nº 5.647. Contudo, a trajetória histórica que delineou a sua fundação é anterior a essa data, tendo em vista que ela resultou da fusão de duas instituições: a Faculdade de Direito, que existia desde 1934, e o Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, que surgiu em 1966.
 
A UFMT é a única universidade federal no Estado e, durante muitos anos, foi também a única instituição de ensino superior. Constitui presença marcante no cenário socioeconômico e cultural de Mato Grosso não apenas pela colocação no mercado de trabalho de dezenas de milhares de profissionais graduados e pós-graduados, como também pelas suas atividades de pesquisa e extensão.  É, igualmente, depositária de volume expressivo de informações referentes à sua própria existência e a fatos e momentos cruciais da história regional e nacional.
 
Implantada num contexto rico e exuberante pela biodiversidade de suas microrregiões geográficas - Pantanal, Amazônia, Araguaia e Cerrado - e entre três bacias hidrográficas extremamente importantes - a do Araguaia-Tocantins, a do Prata e a do Amazonas -  a UFMT representa inesgotável campo de pesquisa para a produção do conhecimento.
 
Desde a sua fundação a UFMT tem procurado refletir a realidade que a cerca, com vistas a respeitar e a atender as especificidades, as expectativas e necessidades da região. Elegeu como eixos de suas políticas acadêmicas a preservação da memória regional, a educação, a saúde pública, a questão do meio ambiente, a ciência e a tecnologia.
 
Assim, ao buscar fortalecer a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento, tem em vista a qualidade socioambiental, a ciência e a tecnologia, com atenção ao regional sem perder de vista o universal.
  

                       

   Câmpus de Cuiabá (anos 1970)                                                   Câmpus de Cuiabá (anos 2000)                        

 

Mais
Menos

Vice- Reitoria

A Vice-Reitoria da UFMT responde pelo Hospital Júlio Müller, Editora da UFMT, Bilbioteca Central, Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) e Escritório de Projetos e Processos (EPP)

Institutos e Faculdades

Educação a Distância

REUNI

Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

CPA

Comissão Própria de Avaliação

Estatuto

Rodapé Animado UFMT