Livro “Sistemas de Transportes e Intermodalidade” será lançado na próxima segunda

Será lançado, na próxima segunda-feira (28), às 20h, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o livro “Sistemas de Transporte e Intermodalidade – Corredores de transportes em Mato Grosso”, de autoria do professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT, Luiz Miguel de Miranda. A obra é uma edição da Editora Universitária (EdUFMT).
A obra aborda caminhos para verticalizar e agregar valor à produção mato-grossense de granéis, campeã brasileira em produtividade, diante da necessidade de dominar as vantagens competitivas do Brasil. Para isso são mostrados caminhos como a redução no custo dos transportes através do emprego de sistemas logísticos avançados nos corredores de transporte e respectivos portos polarizadores dos embarques para exportação. São analisadas a conceituação e evolução dos corredores de transportes; os corredores de transportes em Mato Grosso; os portos polarizadores; a produção regional; os corredores estudados e as características do transporte em Mato Grosso. Mostra ainda como melhorias no setor são possíveis através do emprego de ferramentas simples de métodos multicritério.

O professor Luiz Miguel de Miranda é mestre em Engenharia Oceânica e doutor em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). É professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT e coordenador de Ensino de Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (Faet), onde leciona desde 1988, e coordenador do Núcleo de Estudos de Logística e Transportes (Nelt) da UFMT.

Perguntas frequentes

1 . Como pedir histórico escolar?

Preencher formulário de requerimento na secretaria da CAE, prazo para entrega de 3 dias úteis.

2 . Como pedir Atestado de Matrícula?

3 . Como pedir programa de disciplina?

Alguns cursos disponibilizaram o programa da disciplina no site da UFMT. Os programas que não estiverem disponíveis poderão ser solicitados por meio de processo à coordenação do curso.

4 . Como pedir diploma?

Preencher o requerimento na Seção de Recebimento de Expediente (Protocolo Central) para solicitação de diploma; Nada Consta: Dirigir-se à Biblioteca para verificar se existe débito de livros e na Seção de Arquivo/CAE, para verificar se existe débito de documentos; Retornar com o requerimento na Seção de Recebimento de Expedientes (Protocolo Central) que será protocolado e encaminhado para a Secretaria/CAE, após a tramitação interna segue à Gerência de Documentação e Intercâmbio/GDI para confecção e registro do mesmo.

5 . Como obter planilha de disciplinas?

Retirar, na internet, com seu login e senha, pelo sistema área do aluno.

6 . Como solicitar aproveitamento de disciplina?

Montar processo no protocolo geral e encaminhar à coordenação do curso.

7 . Como fazer a Carteirinha do Estudante?

Para saber os procedimentos, acesse: www.une.org.br