Competição de Ponte de Espaguete acontece na segunda-feira

A Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso (Faet/UFMT) realiza, na segunda-feira (11), das 13h às 18h, a prova final da Competição de Pontes de Espaguete no auditório da Faet (Mofão). No evento, as pontes qualificadas farão a prova de carga, para observar qual dos projetos suporta mais peso sem quebrar. Na edição passada, a equipe Mão na Massa² bateu o recorde, resistindo a 74kg de carga.
Até agora, as equipes já entregaram para avaliação os projetos arquitetônicos das pontes e os memoriais de cálculo. Na segunda-feira de manhã, antes da prova, os modelos já construídos serão entregues para pré-avaliação quanto ao atendimento das normas da competição. Para participar, as pontes devem ser construídas apenas utilizando macarrão espaguete nº 8 e cola à base de Epox e não podem ultrapassar um quilo de peso.
A competição é decidida pela avaliação de cinco parâmetros. A quantidade de peso que a ponte suporta vale 55% da nota, o peso da ponte, ou seja, a economia de material em sua produção, conta como 20%, o projeto arquitetônico 12%, o memorial de cálculo 8% e, por fim, a acuidade na previsão de quanto peso é necessário para quebrar a ponte vale mais 5%.
O objetivo do projeto, de acordo com o professor Milton Soares Filho, da graduação de Engenharia Civil, é permitir que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em várias disciplinas na prática, tanto na fase de projeto, quanto no cálculo estrutural e na construção da ponte. “Apesar de ser uma atividade lúdica, por causa do uso de macarrão, o procedimento e a mecânica da construção é o mesmo se fosse uma ponte de madeira ou metal”, explica.
Além disso, o professor observa que o projeto incentiva a integração dos estudantes, uma vez que exige a participação de discentes da graduação em Arquitetura e do segundo ano de Engenharia Civil nas equipes e lembra que o mesmo possui um lado solidário, já que os grupos, no momento da inscrição, são incentivados a doarem macarrão. Esse ano, as doações foram encaminhadas para o Lar dos Idosos, a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso e a Apae.
Fazem parte da comissão de avaliação os professores Alberto Rodrigues Dalmaso, Christian Luiz Perlin, Claudio Cruz Nunes, Jonathan Almeida Nery, Simone Berigo Buttner, Yara da Silva Nogueira Galdino e Rogério Barbosa da Silva.

Perguntas frequentes

1 . Como pedir histórico escolar?

Preencher formulário de requerimento na secretaria da CAE, prazo para entrega de 3 dias úteis.

2 . Como pedir Atestado de Matrícula?

3 . Como pedir programa de disciplina?

Alguns cursos disponibilizaram o programa da disciplina no site da UFMT. Os programas que não estiverem disponíveis poderão ser solicitados por meio de processo à coordenação do curso.

4 . Como pedir diploma?

Preencher o requerimento na Seção de Recebimento de Expediente (Protocolo Central) para solicitação de diploma; Nada Consta: Dirigir-se à Biblioteca para verificar se existe débito de livros e na Seção de Arquivo/CAE, para verificar se existe débito de documentos; Retornar com o requerimento na Seção de Recebimento de Expedientes (Protocolo Central) que será protocolado e encaminhado para a Secretaria/CAE, após a tramitação interna segue à Gerência de Documentação e Intercâmbio/GDI para confecção e registro do mesmo.

5 . Como obter planilha de disciplinas?

Retirar, na internet, com seu login e senha, pelo sistema área do aluno.

6 . Como solicitar aproveitamento de disciplina?

Montar processo no protocolo geral e encaminhar à coordenação do curso.

7 . Como fazer a Carteirinha do Estudante?

Para saber os procedimentos, acesse: www.une.org.br