Trancamento de Matrícula

O  Portal de Sistemas Integrados disponibiliza ao estudante de graduação o Protocolo Virtual para solicitação de trancamento automático de matrícula.
No âmbito da UFMT, o trancamento de matrícula está normatizado pela Resolução Consepe nº 52, de 19/12/1994 (Art. 40 a 43), para cursos em regime de crédito, e pela Resolução Consepe nº 14, de 01/02/1999 (Art. 34 e 35), para os cursos em regime seriado e, em se tratando do protocolo virtual, seguirá as seguintes condições:
1. A solicitação de trancamento automático de matrícula que atender as normas estabelecidas nas referidas resoluções, receberá a confirmação do trancamento de matrícula no Siga, e o sistema registrará automaticamente o evento no histórico escolar do estudante;
2. O trancamento automático de matrícula não será permitido no período em que o estudante efetuou sua primeira matrícula no curso, exceto para os casos previstos no artigo 43 da Resolução Consepe nº 52, de 19/12/1994 e no artigo 34, § 1º da Resolução Consepe nº 14, de 01/02/1999, que demandará análise e decisão do Colegiado do Curso. Neste caso, a solicitação de trancamento deverá ser formalizada fisicamente no Protocolo Central do Câmpus da UFMT;
3. O trancamento automático de matrícula não será permitido ao estudante que excedeu o prazo máximo de integralização do curso, conforme o disposto no Art. 5º da Resolução Consepe nº 68, de 24/07/2014, homologada pela Resolução Consepe nº 81/2014.
4. O trancamento automático de matrícula não será permitido ao estudante que estiver com pendências nas Bibliotecas Centrais da UFMT em qualquer um dos campus.
Informamos que este procedimento está disponível no Siga desde 21/03/2016, acessando a opção Protocolo Virtual -> Trancamento de Matrícula.
 
Para mais esclarecimentos, acesse o manual do sistema no link Manual Protocolo Virtual,  item Trancamento de Matrícula.

Perguntas frequentes

1 . Como pedir histórico escolar?

Preencher formulário de requerimento na secretaria da CAE, prazo para entrega de 3 dias úteis.

2 . Como pedir Atestado de Matrícula?

Preencher formulário de requerimento na secretaria da CAE, prazo para entrega de 3 dias úteis.

3 . Como pedir programa de disciplina?

Alguns cursos disponibilizaram o programa da disciplina no site da UFMT. Os programas que não estiverem disponíveis poderão ser solicitados por meio de processo à coordenação do curso.

4 . Como pedir diploma?

Preencher o requerimento na Seção de Recebimento de Expediente (Protocolo Central) para solicitação de diploma; Nada Consta: Dirigir-se à Biblioteca para verificar se existe débito de livros e na Seção de Arquivo/CAE, para verificar se existe débito de documentos; Retornar com o requerimento na Seção de Recebimento de Expedientes (Protocolo Central) que será protocolado e encaminhado para a Secretaria/CAE, após a tramitação interna segue à Gerência de Documentação e Intercâmbio/GDI para confecção e registro do mesmo.

5 . Como obter planilha de disciplinas?

Retirar, na internet, com seu login e senha, pelo sistema área do aluno.

6 . Como solicitar aproveitamento de disciplina?

Montar processo no protocolo geral e encaminhar à coordenação do curso.

7 . Como fazer a Carteirinha do Estudante?

Para saber os procedimentos, acesse: www.une.org.br