Perguntas frequentes

1 . O que é extensão universitária?

A extensão deve ser compreendida como “processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”. (PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO). Em outras palavras, a Extensão Universitária é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes e construindo assim uma universidade pública de qualidade.

2 . Por que registrar uma ação de extensão?

O registro das ações de extensão estabelece o caráter oficial dessas atividades à Instituição quando cadastradas no setor competente da PROCEV/CODEX. As atividades devem ser fundamentadas e encaminhadas de acordo com os editais vigentes, para avaliação pela Câmara de Extensão, quanto à sua pertinência, após análise e aprovação dos Colegiados de Curso ou Departamento e Congregação do Instituto/Faculdade.

3 . Como participar das ações de extensão?

Os alunos podem participar como bolsistas extensão, bolsistas permanência ou discentes não bolsistas das ações de extensão na CODEX. De acordo com a Legislação vigente, toda ação é coordenada por um professor e ou técnico da UFMT.

4 . Como cadastrar uma ação de extensão?

A elaboração da ação de extensão é realizada em formulário on-line no SIGProj e diretamente pelo coordenador/tutor da proposta, nas respectivas unidades institucionais, conforme as normas de cada instituição. Para cadastrar uma ação, o coordenador deverá estar vinculado à sua instituição e ter um cadastro prévio no SIGProj. Para cadastrar uma ação de extensão, acesse http://sigproj.mec.gov.br. Para isso, copie o endereço http://sigproj.mec.gov.br e cole na barra de endereços do seu navegador.

5 . Como e onde pedir os certificados de extensão?

Ao final das atividades e após envio do relatório final das mesmas, os participantes e executores recebem um certificado validando suas ações, já devidamente cadastradas e registradas na CODEX e entregues pelo coordenador da proposta ou pelo Departamento/Curso/Instituto equivalente.

6 . O que é SIGProj?

SIGPRoj é o Sistema de Informação e Gestão de Projetos que tem como objetivo auxiliar o planejamento, gestão, avaliação e a publicização de ações de extensão, projetos de pesquisa, ensino e assuntos estudantis desenvolvidos e executados nas universidades brasileiras. O Sistema é um importante avanço na Institucionalização da Extensão Universitária criando uma rede de conhecimento da produção extensionista das IES de âmbito nacional. Para cadastrar uma ação de extensão, acesse http://sigproj.mec.gov.br. Para acessar o sigproj, copie o endereço http://sigproj.mec.gov.br e cole na barra de endereços do seu navegador.

  • Editais