PPGHis realiza palestra sobre marxismo e história
 UFMT - Rondonopolis - PPGHis realiza palestra sobre marxismo e história

PPGHis realiza palestra sobre marxismo e história

Publicado em Notícias | 20/08/2012

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e o Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e Medievo realizam a palestra “Marxismo e pesquisa em História", com o professor Mário Jorge da Motta Bastos, Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento será nesta segunda-feira (20), às 19h, no Auditório da Faculdade de Economia, ultimo piso.
Mário Jorge da Motta Bastos é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002); tem dois pós-doutorados pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas; e um pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor Associado I do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da UFF. É líder do “Translatio Studii” - Núcleo Dimensões do Medievo" e pesquisador do "Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx)", grupos de pesquisa registrados junto ao CNPq. Suas principais linhas de pesquisa e de orientação são Economia, Religião e Sociedade na Idade Média Ocidental. Além dessas qualificações e atuações, é autor de vários artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros, organizou livros dedicados à História Medieval e lançou, em 2009, pela EdUFF, o livro intitulado "O Poder nos Tempos da Peste (Portugal - Séculos XIV-XVI)".