NEAST apresenta dados de pesquisa sobre agrotóxicos na Bacia do Juruena
 UFMT - NEAST apresenta dados de pesquisa sobre agrotóxicos na Bacia do Juruena

NEAST apresenta dados de pesquisa sobre agrotóxicos na Bacia do Juruena

Publicado em Notícias | 23/07/2018

Na última quinta-feira (19), o Núcleo de Estudos Ambientais e de Saúde do Trabalhador apresentou dados sobre contaminação ocupacional, ambiental e em alimentos por agrotóxicos na Bacia do Juruena, durante o Fórum Mato-grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do Ministério Público do Trabalho (MPT/MT). O projeto foi iniciado em 2014, por meio de cooperação técnica entre o núcleo e o MPT.
Entre os resultados da pesquisa estão os que indicam a presença de resíduos na urina e no sangue de trabalhadores rurais e de professores, urbanos e rurais, dos três municípios pesquisados - Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis e Sapezal, e de produtos não autorizados para a cultura em que foram encontrados.
Segundo o professor Wanderlei Pignati, coordenador da pesquisa, os dados confirmam a percepção de que há um problema sério e complexo a ser enfrentado. Durante a apresentação, Pignati explicou a metodologia empregada e falou dos trabalhos já produzidos por mais de uma dezena de mestrandos e doutorandos que integram o projeto. Expôs, ainda, a sua preocupação com o fato de Mato Grosso, apesar de ser o estado que mais usa agrotóxicos do Brasil, não ter sequer um centro de referência de intoxicação aguda de agrotóxicos. Além disso, falou sobre o desafio de vencer a subnotificação. “Mato Grosso é mais subnotificado que os outros estados. Teríamos que estar em primeiro lugar no número de casos registrados, já que somos os maiores consumidores, mas não, estamos apenas em 10º”, explicou.
A pesquisa “Avaliação da contaminação ocupacional, ambiental e em alimentos por agrotóxicos na Bacia do Juruena” está desmembrada em vários tópicos e os resultados estão sendo divulgados conforme a conclusão das etapas, por meio da publicação de artigos, dissertações e teses. Mais informações sobre a apresentação estão disponíveis na página do MPT/MT.
(Com informações da Assessoria do MPT/MT)
 

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT