UFMT tem dois trabalhos premiados no Expocom
 UFMT - UFMT tem dois trabalhos premiados no Expocom

UFMT tem dois trabalhos premiados no Expocom

Publicado em Notícias | 19/06/2017

Dois trabalhos de estudantes e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), premiados durante a etapa Centro Oeste do Intercom, representarão a região durante a etapa nacional, que acontece entre os dias 4 e 9 de setembro, em Curitiba (PR). O filme “Raízes de Fé”, na categoria documentário de não ficção e a “Revista Entre Linhas: uma proposta de leitura para leitores”, na revista customizada, ambos desenvolvidos no Câmpus do Araguaia, foram laureados na Exposição de Pesquisa Experimental (Expocom).
“Raízes da Fé”, produzido pelos acadêmicos Adailson Pereira, Cléa Torres, Matheus Pacheco, Rafael Vasconcelos e Vanessa Lima, sob orientação do professor Gilson Costa, trata da importância das ervas medicinais para a cultura tradicional. Vanessa Lima, integrante do grupo ficou impressionada com a receptividade ao tema proposto e empolgada com a vitória no Expocom. “Todos que viram o filme me procuraram emocionados, se identificaram com os personagens. Foi um trabalho muito bonito e sermos reconhecidos por ele é muito gratificante”, disse a estudante.
Já “Revista Entre Linhas: uma proposta de leitura para leitores” foi o trabalho de conclusão de curso das recém-formadas Ana Custódio e Andreza Oliveira, orientado pelo professor Gesner Duarte. Ana Custódio, que representou a dupla em Cuiabá, ficou feliz pelo reconhecimento e acredita que a vitória na competição valoriza o esforço de meses, além de fazer com que o produto não fique apenas dentro do Câmpus do Araguaia. “Agora vamos para a disputa nacional. É uma responsabilidade muito grande representar a UFMT fora daqui. Estou muito empolgada por poder fazer parte disso”, comemoroua acadêmica.
Além de sediar a Expocom, a UFMT participou do evento com oito trabalhos.
Pesquisas
Além da apresentação de produtos jornalísticos no Expocom, o curso de Jornalismo do Campus Araguaia, apresentou trabalhos científicos nas modalidades Intercom Junior e na Divisão Temática Multimídia.
Na modalidade Intercom Junior, quatro artigos científicos de alunos do Câmpus foram expostos durante o congresso. Entre eles, o do acadêmico Matheus Pacheco, que trata das Narrativas do Jornal “O Globo” sobre as Farc na Colômbia. Para o estudante este tipo de pesquisa é relevante para dar visibilidade, no Brasil, aos conflitos sociais existentes em países próximos. “Acredito que sabemos pouco sobre o que acontece na América Latina. O nosso país precisa enxergar sua relevância na região e estar atento às constantes crises que ocorrem nela”, afirmou o acadêmico, que foi orientado pelo professor Antonio Silva.
Outro artigo apresentado, também com a orientação de Silva, manteve o foco na região sul-americana. Escrito pelos estudantes Talita Furtado e Rafael Vasconcelos, o texto trata das Narrativas Políticas do Jornal “Folha de São Paulo” sobre as eleições legislativas na Venezuela, ocorridas em 2015. Talita acredita que é necessário olhar com cuidado para os nossos vizinhos. “É importante entender a política social e ideológica da região. Analisar sua exposição nos meios de comunicação do Brasil nos faz refletir sobre o papel que temos para América Latina”, observou.
Ambos os trabalhos foram avaliados pela aluna especial de mestrado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aline de Oliveira, que ressaltou a importância da pesquisa científica. Para ela, cabe ao orientador estimular o acadêmico a ter senso crítico. Ela acredita que desta forma o teor do que é estudado se torna mais rico. A avaliadora ainda disse que trabalhos como estes, produzidos no Câmpus do Araguaia, possuem grandes chances de terem visibilidade nacional, uma vez que pouco se estuda a América Latina no país. “A partir de agora basta empenho dos acadêmicos em levá-los a outros congressos ou publicá-los em revistas”, concluiu.
Ainda no Intercom Junior, as estudantes Joice Luana e Viviane Sales, também do Câmpus do Araguaia expuseram os trabalhos "Marcha das margaridas: história e resistência” e a "O jornalismo científico na cultura digital: A revista Galileu nas redes", respectivamente. Na divisão temática “Comunicação Multimídia”, o professor Gesner Duarte, apresentou análise que trata da “A Internet Como ‘Lugar de Memória’: A Sobrevivência da Imagem do Herói Político no Ciberespaço”.
Este release foi produzido pelos estudantes Adailson Pereira, Thalita Jaguarível e Vasco Aguiar como atividade da disciplina de Assessoria e Consultoria em Comunicação.