UFMT - Onça pintada recebe os cuidados do Hospital Veterinário da UFMT

Onça pintada recebe os cuidados do Hospital Veterinário da UFMT

Publicado em Notícias | 28/04/2011

Uma onça pintada que chegou nessa quarta-feira (27) na UFMT, provavelmente vítima de atropelamento, está sendo atendida no Hospital Veterinário (Hovet) e já apresenta melhoras. O felino, uma fêmea, foi encontrado na BR 163, em Lucas do Rio Verde, e trazido a UFMT pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Esse tipo de situação, segundo o professor Pedro Eduardo Brandini Néspoli, é um aprendizado para os alunos, que, no caso da onça pintada, ficaram até eufóricos.
Segundo o professor, chefe do Setor de Diagnóstico por Imagem do Hovet, a UFMT é um dos locais indicados para receber esses animais porque a Instituição possui equipamentos de radiologia, ultrassom, recursos humanos especializados e estrutura para cirurgia. Quando chega um animal à Universidade nessas circunstâncias, são feitos exames, o animal é tratado e depois volta à responsabilidade do Ibama que pode devolvê-lo para o seu habitat natural. Como não há registros anatômicos desses animais, quando acontecem esses casos, aproveita-se para fazer um banco de referências, destaca o professor. São examinados o crânio e todo o corpo e as imagens ficam disponíveis para estudos.
Essa semana, coincidentemente, também foi trazida para a UFMT uma onça parda, provável vítima de atropelamento em Campo Verde. Esta, porém, não resistiu aos ferimentos.
Segundo o professor Nespoli, já se pensa em realizar um projeto para a construção de espaços mais apropriados à recepção provisória desses animais, para complementar a estrutura veterinária. Ele ressalta, ainda, que em breve vem um especialista da área clínica para UFMT, com experiência no Zoológico de São Paulo. Trata-se de profissional com bolsa de pós-doutorado do CNPq, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Além de realizar pesquisas, o bolsista poderá contribuir tanto com o tratamento desses animais, quanto com o projeto de criação do novo espaço.
 

Imprimir Enviar Notícia