Reitora assina convênio com a Universidade das Índias Ocidentais
 UFMT - Reitora assina convênio com a Universidade das Índias Ocidentais

Reitora assina convênio com a Universidade das Índias Ocidentais

Publicado em Notícias | 21/05/2014

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), professora. Maria Lúcia Cavalli Neder e o secretário de Relações Internacionais, professor Paulo Teixeira, encontram-se em visita oficial à University of West Indies – UWI (Universidade das Índias Ocidentais), na cidade de Kingstown, capital da Jamaica, onde assinaram um convênio de cooperação entre as duas instituições de ensino. Fundada em 1948, a UWI é uma universidade regional, que atende e é financiada por 17 países caribenhos e possui cursos de graduação e pós-graduação em todas as áreas de conhecimento.
A comitiva brasileira, composta também pela secretaria executiva do GCUB, professora Rosa V. S. Silva, foi recebida na manhã de terça-feira ( 20), na reitoria da UWI, onde estiveram presentes o reitor daquela instituição, professor E. N. Harris, o embaixador e o conselheiro da embaixada brasileira no país, Antônio F. da Costa e Silva e Afonso C. Nery, além de diversos pró-reitores e diretores de centros da universidade caribenha.
Após a cerimônia protocolar, ocorreram apresentações de pesquisadores ligados ao Centro de Mudanças Climáticas (CMC). O CMC foi estabelecido em 1994 pelo Departamento de Física da UWI e vem mantendo colaborações com diversos grupos ao redor do mundo. Além da publicação de trabalhos científicos, o CMC mantém estreita colaboração com órgãos governamentais, contribuindo para a elaboração de políticas públicas.
O professor Michael Taylor, chefe do Departamento de Física, relatou que há interesse em colaborações nas áreas de impactos das mudanças climáticas na agricultura, paleontoclimatologia, estudos de adaptação/mitigação, estudos correlacionando a biodiversidade e a saúde com as mudanças climáticas e questões ligadas às mudanças climáticas em regiões costeiras. O grupo trabalha também com modelagem utilizando os cenários do Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), havendo também interesse em questões relacionadas à água.
A seguir houve discussão a respeito do ensino de línguas (português para estrangeiros e inglês para brasileiros). As professoras Silvia Kouwnberg (chefe do Departamento de Línguas, Linguística e Filosofia), Paulette A. Ramsay, chefe do Departamento de Línguas Modernas e Literatura e Marilyn H. Ricketts participaram da reunião. Há um grande interesse por parte da UWI em retomar o ensino de português como segunda língua, interrompido há algum tempo. Por outro lado, a comitiva brasileira mostrou interesse em parcerias para viabilizar o ensino de inglês nas instituições brasileiras, seja recebendo professores caribenhos no Brasil, seja enviando estudantes ao caribe anglófono. Por fim, os professores da UWI manifestaram interessem em abrir um centro de estudos brasileiros ou centro de estudos brasileiros-caribenhos em Kingstown, como forma de fomentar a estreita cooperação entre as instituições dos dois países caribenhos de língua inglesa com o Brasil.