UFMT - cuiaba - Niepe realiza segunda etapa do ciclo de estudos e debates sobre os desafios do setor energético

Niepe realiza segunda etapa do ciclo de estudos e debates sobre os desafios do setor energético

Publicado em Notícias | 04/11/2010

Será na próxima quarta-feira (10), a segunda etapa do Ciclo de Estudos e Debates, organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe), da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologias (Faet), com o tema “Desafios do Setor Energético Mato-Grossense”. O evento será realizado na sala de mestrado da Faet, prédio novo, campus de Cuiabá.

A abertura será realizada pelo coordenador do Niepe, Aluisio Brígido Borba Filho, às 8h. Em seguida começam as palestras, divididas em quatro temas. A primeira, “Oportunidades e contribuições que devemos esperar da biomassa da cana-de-açúcar local para fins energéticos”, será ministrada por representantes do Sindicato das Indústrias Sucro Alcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), às 8h30. Logo em seguida, às 9h, inicia ao segundo tema, “Iniciativas e realizações da Secretaria de Minas e Energia em energia e meio ambiente”, moderada por Paulo Modesto Filho e ministrada por representante da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Às 10h30, será abordada “A experiência do Sebrae em projetos de eficiência energética no setor comercial”, moderada pelo professor José Antônio Lambert, e para encerrar a segunda etapa do ciclo, será ministrada pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), às 11h, a palestra “Mecanismos de eficiência energética para a indústria: oportunidade, sustentabilidade e competividade”.

O evento é aberto à comunidade científica, empresarial e a todos os interessados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3624-8788.

Imprimir Enviar Notícia