UFMT - Sinop - UFMT assina termo de cooperação técnica científica com três prefeituras do pantanal

Publicado em Notícias | 30/04/2013

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, assinou termo de cooperação técnica científica, hoje (30) de manhã, com as prefeituras de Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger , visando à operacionalização do projeto de extensão “Comunicação e cultura científica” aprovado pelo programa de extensão universitária (Proext 2013) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar jovens estudantes dessas três cidades pantaneiras a ingressar no mundo digital pela via da inteligência coletiva, pelo trabalho colaborativo, pelo reconhecimento de suas potencialidades e de seus saberes populares e escolares.
A reitora Maria Lúcia destacou a importância do projeto, inclusive, para a autoestima dos estudantes das escolas rurais e para a formação técnica e cultural dos acadêmicos da UFMT, pois possilita conhecerem a realidade de outros municípios. “Espero que esse projeto não pare nestas três escolas e que possa ser reproduzido para outras comunidades”, frisou ressaltando o papel dos investimentos dos municípios em educação.
Os prefeitos de Nossa Senhora de Livramento, Carlos Roberto da Costa, e de Barão de Melgaço, Antonio Ribeiro Torres, também destacaram a importância da parceria com a UFMT. “Espero que seja a primeira de outras parcerias, pois tenho certeza que a universidade tem muito o que oferecer para os municípios”, afirmou Carlos Roberto. Segundo ele, os 13 municípios da baixada cuiabana representam mais de 40% da população mato-grossense. Dai, a necessidade de desenvolverem um trabalho conjunto e integrado.
"Há um distanciamento dos jovens moradores em áreas rurais das tecnologias digitais, marcado sobretudo pela impossibilidade de acesso. Promover a inclusão destes jovens no mundo virtual e disponibilizar equipamentos para a alfabetização digital são ações decisivas. Este projeto, a ser desenvolvido com
jovens de escolas rurais de regiões ribeirinhas do pantanal mato-grrossense, está estruturado a partir de atividades de inclusão digital centradas em dois saberes igualmente importantes: o científico e o popular”, explica o secretário de Comunicação e Multimeios da UFMT e coordenador do projeto de extensão, professor Benedito Dielcio Moreira.
A proposta é capacitar os jovens a construir roteiros para a produção audiovisual de experiências científicas desenvolvidas nas escolas e do resgate das experiências do viver em regiões submetidas ao fluxo das águas. Além da possibilidade de criar histórias audiovisuais, o jovem aprenderá como postar seu vídeo em diferentes redes sociais e participará da criação do design e do conteúdo de blogs desenvolvidos especialmente para documentar o projeto.
O projeto será implantado na Escola Municipal Bartolomeu Gonçalves de Queiroz, em Porto de Fora, no município de Santo Antonio de Leverger; Escola Municipal Professora Betina Tavares da Silva Taques, da comunidade Figueiral, de Nossa Senhora do Livramento; e Escola Municipal Cuiabá Mirim, de Barão de Melgaço.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica científica contou com a participação dos secretários municipais de Educação de Barão de Melgaço, Silvio Pereira da Silva; de Livramento, Eunália Pereira Constâncio; e de Santo Antônio de Leverger, Maria Margareth Silva; das diretoras da Escola MunicipaL Bartolomeu Gonçaves de Queiroz, Maria Antonia do Nascimento, e da Escola Municipal Professora Betina Tavares da Silva Taques, Maristela da Costa Gomes, e do coordenador pedagógico da Escola Municipal Cuiabá Mirim, João Tiburcio Neto; da gerente de projeto da Secretaria de Articulação e Relações Institucionais (Sari) da UFMT, Patrícia Cristiane de Souza, e do vice-coordenador do projeto, Clovis Rezendes Matos.