UFMT e Unemat discutem aprimoramento das políticas de cotas
 UFMT - UFMT e Unemat discutem aprimoramento das políticas de cotas

UFMT e Unemat discutem aprimoramento das políticas de cotas

Publicado em Notícias | 15/03/2019

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estabeleceram diálogo pelo aprimoramento das políticas de ações afirmativas desenvolvidas pelas duas Instituições de Ensino Superior (IES). A reunião aconteceu na quarta-feira (13), no Câmpus de Cuiabá. A atividade contou com a participação das Pró-reitoras de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, e de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, da UFMT, e dos Pró-reitores de Ensino de Graduação, professor Alexandre Porto, e de Assistência Estudantil, professora Antonia Alves, da Unemat.
A professora Lisiane de Jesus iniciou a reunião apresentando os trabalhos da Comissão de Verificação de Autodeclaração da UFMT que foram adotadas recentemente no processo seletivo 2019/1. “Um dos encaminhamento dessa reunião foi o de realizar uma capacitação conjunta entre UFMT, Unemat e IFMT [Instituto Federal de Mato Grosso] tanto para os servidores que atuaram nas comissões quanto para os que poderão participar no futuro”, explicou a Pró-reitora.
O professor Alexandre Porto citou que a desde 2005 a Unemat já admite em seus vestibulares a inserção de alunos por meio das ações afirmativas da Escola Pública e pelo Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial (PIIER/Pretos e pardos) e, mais recentemente, em 2016 pelo PIIER/Indígenas. “A revisão das nossas resoluções se faz necessária em função das transformações e questionamentos da sociedade ao longo dos anos”, explicou o pró-reitor.“A partir dessa reunião direcionamos as próximas atividades incluindo uma capacitação conjunta”, completou a professora Antonia Alves.
Em breve, as comissões de verificação e de acompanhamento dos cotistas ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) das duas IES e dos vestibulares próprios da Unemat se encontrarão para debater o aprimoramento dos processos metodológicos e pedagógicos em relação às políticas de ações afirmativas.
Ainda participaram da reunião pela UFMT a coordenadora de políticas de ações afirmativas e assistência estudantil, Nilce Vieira Campos Ferreira, e, pela Unemat o diretor de ações afirmativas, Luiz Emídio Dantas, e a técnica Vera Lúcia Moraes de Oliveira que, além de atuar junto as ações afirmativas na Proeg participa do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir).
Com informações da assessoria de comunicação da Unemat
Crédito foto: Marina Farias de Araújo/Proeg