Dissertação aborda a expansão urbana em Cuiabá
 UFMT - Dissertação aborda a expansão urbana em Cuiabá

Dissertação aborda a expansão urbana em Cuiabá

Publicado em Notícias | 14/03/2019

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (POSGEO/UFMT), Frank Giordany Aquino Fraporti, defende sua dissertação de mestrado nesta terça-feira (19), às 9h, na sala de aula do POSGEO, no Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD).
O trabalho intitulado “O espaço periurbano em Cuiabá (MT): contribuição para o planejamento e ordenamento territorial” foi orientado pela professora Sônia Regina Romancini e coorientado pelo prof Clayton Ferreira Dal Pozzo.
A pesquisa apresenta as considerações a respeito dos conceitos que caracterizam as áreas de transição rural-urbanas, das quais destaca-se o conceito de espaço periurbano. A análise volta-se para as ações que incidem sobre o espaço periurbano de Cuiabá, a partir de aspectos relevantes da leitura jurídico-urbanística para o planejamento do uso e ocupação do solo e a discussão a respeito da criação de novos distritos e das delimitações do espaço urbano-rural. Assim, são abordadas as condições atuais e em curso do planejamento urbano de Cuiabá, com vistas a debater as competências por parte da administração municipal para o planejamento do espaço periurbano. Nesse contexto, caracterizam-se a Região Administrativa Oeste de Cuiabá e a Área Urbana do Distrito do Sucuri a respeito da ocupação do tecido urbano e aplicação de instrumentos urbanísticos, jurídicos e tributários, bem como é feito o contraponto à necessidade de expansão acompanhado de críticas às propostas do poder público municipal para o ordenamento territorial.
O mestrando é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integrante do Grupo de Pesquisa em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA), no projeto de pesquisa “Territorialidades e Representações Urbanas na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC)”.
Compõem a banca examinadora a professora Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa, do IGHD, e o professor Orlando Alves dos Santos Junior, da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), como examinador externo.

 

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT