UFMT é convidada a ser parceira em congresso nacional de saneamento
 UFMT - UFMT é convidada a ser parceira em congresso nacional de saneamento

UFMT é convidada a ser parceira em congresso nacional de saneamento

Publicado em Notícias | 08/02/2019

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi convidada a ser parceira no 49º Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae). O convite foi feito pelo presidente nacional da instituição, Aparecido Hojaij, em reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (08) no gabinete da Reitoria.
Segundo o vice-reitor no exercício da Reitoria, professor Evandro Soares, foi uma demanda da Assemae ter a UFMT como parceira na realização do congresso que abordará, principalmente, questões sobre saneamento, abastecimento, regulação e ambiental. “O Departamento de Engenharia Sanitária também participou da reunião também no intuito de ser protagonista desse evento que, além dos debates e da questão acadêmica, também tem a consolidação de programas como o Plano Municipal de Saneamento Básico, em convênio da UFMT com a Funasa [Fundação Nacional de Saúde] e que pode consolidar o debate, as ideias, conhecimento na área de saneamento além de toda a contribuição social do projeto de saneamento básico nos municípios de Mato Grosso que também pode entrar como pauta a ser construída nesse evento”, destacou.
“A Universidade tem um corpo e um departamento que é afeto a nossa instituição e as questões ambientais e de saneamento. A Universidade tem inteligência, pesquisa, soluções, talvez alternativas e práticas para o setor e por isso procuramos a aproximação. Os municípios necessitam disso. Acredito que a Universidade cria e pesquisa e isso precisa ser compartilhado e pode ajudar os municípios a resolverem os seus problemas, a encontrar soluções alternativas pro processo de agua, esgoto e resíduos sólidos”, afirmou Aparecido Hojaij.
O evento
O Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, será realizado no Centro de Eventos do Pantanal entre 06 e 10 de maio. O evento celebrará os 35 anos de criação da Assemae e também os 300 anos de fundação de Cuiabá. Seu tema central será os “Novos Desafios para a Gestão do Saneamento”. A programação contará com painéis, mesasredondas, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento.