UFMT realiza Mostra de Cursos de Graduação
 UFMT - UFMT realiza Mostra de Cursos de Graduação

UFMT realiza Mostra de Cursos de Graduação

Publicado em Notícias | 08/11/2018

Para oportunizar aos estudantes do Ensino Médio que estão em dúvida sobre qual graduação ingressar – ou reafirmar a certeza de quem já se decidiu pelo curso mais próximo de suas áreas de interesse –, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, nesta quinta-feira (8), a Mostra de Cursos de Graduação. A atividade, que também integra a Semana de Acolhimento do semestre 2018/2, segue até às 17h no estacionamento entre o Restaurante Universitário e o Ginásio de Esportes do Câmpus de Cuiabá. Na abertura, o projeto de extensão "UFMT em Cordas" realizou apresentação artística.
“O objetivo do evento é fazer uma integração, permitir que os estudantes do Ensino Médio conheçam melhor os cursos oferecidos pela UFMT e talvez ajudá-los, nessa semana que antecede a segunda prova do Enem, a escolher uma graduação e que possam optar pela Universidade Federal de Mato Grosso na Educação Superior”, frisou a reitora, professora Myrian Serra.
O espaço conta com estandes nos quais estão 55 cursos oferecidos no Câmpus de Cuiabá e Várzea Grande, além dos ofertados na Educação a Distância (EaD). Os visitantes também poderão conhecer, por meio de folders, as graduações oferecidas nos Câmpus do Interior – Araguaia, Rondonópolis e Sinop.
Além da divulgação em mídias sociais e nos canais institucionais, a UFMT também estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e convidou escolas particulares e população em geral para visitarem a Mostra de Cursos.
A expectativa da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus para o evento é de que os alunos tirem suas dúvidas e que, após a visita, ganham ânimo para fazer a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (10), já certos dos cursos que queiram ingressar. “Pedimos também para que os cursos fizessem atividades que permitissem a interação dos visitantes. Tudo foi preparado para promover essa integração”, acrescentou.
Expectativa e realidade
A coordenadora do curso de Engenharia de Transportes do Câmpus de Várzea Grande, professora Cínthia Brigante, destacou que a mostra de cursos é de suma importância para os estudantes. “No Ensino Fundamental e Médio, não temos maturidade para entender o que queremos, não conhecemos o que são as coisas, às vezes vemos o nome, mas não sabemos muito bem o que é feito. A mostra é a possibilidade de entender o que é cada curso e como funciona para que os estudantes possam escolher melhor sua profissão no futuro”, afirmou, acrescentando que essa também era uma oportunidade de mostrar que os cursos de engenharia, como os ofertados pelo Câmpus de Várzea Grande, ao contrário do que parecem, são interessantes.
Já o professor Elvis Lira da Silva, docente do curso de Física e coordenador do projeto de extensão “Física na Nuvem”, destacou que a papel da Mostra é fundamental. “É a oportunidade de realmente atrair esses estudantes fazerem o curso, para se apaixonar pela ciência e pela Física e vir fazer o curso, tanto o bacharelado quanto a licenciatura. Precisamos de muita gente nova para voltar para o Ensino Médio para lecionar a Física que a gente quer ensinar”, apontou o docente, que destacou um exemplo de como atrair a atenção dos estudantes: uma guitarra elétrica totalmente confeccionada pelos estudantes. “O aluno que chega querendo ser professor vê na prática como pode aplicar o efeito físico e isso pode estimulá-lo mais, por exemplo, a virar um docente”, completou.
Dúvidas e certezas
Dentre os visitantes, estava Leonardo Oliveira Souza Correa, de 16 anos, estudante da escola estadual André Avelino Ribeiro. Ele, que não conhecia os cursos oferecidos pela UFMT, contou que ainda não pensou em qual curso quer seguir. “Quero sair daqui com essa decisão”, disse.
Já a estudante Laura Joana Castro Zulki, de 17 anos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Câmpus de Cuiabá, chegou pensando em fazer jornalismo, mas, contou que, até o momento, havia criado novas dúvidas e estava dividida também pelo curso de Publicidade e Propaganda. “Eu achei bem interessante a Mostra porque muita gente tem dúvida [sobre qual curso escolher] e é muito bom para esclarecê-las”, finalizou.
Ingresso
O acesso aos cursos de graduação presenciais da UFMT é feito a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para os candidatos que participaram do Enem. Até o momento o cronograma da seleção não foi divulgado.
Os interessados nos cursos de graduação da UFMT também podem acessar a Central de Ingresso e conferir mais informações tanto dos cursos presenciais quanto os ofertados a distância.
Confira a galeria de fotos.