Seminário ICHS “Racismo: Desafios Contemporâneos” realiza atividade de encerramento
 UFMT - Seminário ICHS “Racismo: Desafios Contemporâneos” realiza atividade de encerramento

Seminário ICHS “Racismo: Desafios Contemporâneos” realiza atividade de encerramento

Publicado em Notícias | 21/08/2018

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso (ICHS/UFMT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia, realizam entre 29 e 30 de agosto a atividade de encerramento do I Seminário ICHS “Racismo: desafios contemporâneos”. A programação contará com a participação dos autores dos ensaios mais bem avaliados do I Concurso de Ensaios Acadêmicos da UFMT “Racismo: desafios contemporâneos” e palestras. A atividade será realizada no auditório do Instituto e as inscrições serão feitas antes do evento.
O concurso de ensaios acadêmicos, atividade paralela e complementar do Seminário, realizado entre 24 e 26 de abril, teve como objetivo possibilitar uma reflexão por parte de estudantes da UFMT acerca do tema do racismo, e suas intersecções, dentro e fora do ambiente universitário. No total, foram submetidos 12 textos para o concurso e cinco foram selecionadas por uma banca examinadora externa à Universidade: “Racismo: desafios contemporâneos”, de Lucilene Braga e Malaquias Lopes; “Somos todos iguais? Reflexão sobre as dificuldades em se discutir o racismo no Brasil”, de Andréia Dembiski e Vera Blum; “Educação, racismo e poesia marginal: a revolução na educação pela literatura marginal”, de Júlia Santos; “O racismo na formação do estudante de Licenciatura em Filosofia”, de Matheus Cavalcante e Neriely da Silva; e “Racismos: desafios contemporâneos”, de Cley Batista; Gênison Lima
No dia 29 de agosto, os autores, além de terem a excelência dos seus trabalhos reconhecida publicamente, terão a oportunidade fazer uma breve apresentação do seu trabalho. A atividade antecede a palestra “Racismo acadêmico”, que será proferida pelo professor Luís Thiago Dantas, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O docente também realizará palestra no dia seguinte, abordando o tema “Filosofia Africana e Diaspórica”.
Confira o cartaz da programação.

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT