UFMT - SINOP – Proeg promove Fórum dos Coordenadores e Curso de Docência do Ensino Superior

Publicado em Notícias | 09/08/2018

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (Proeg/UFMT) promove, nesta quinta (09) e sexta-feira (10), o Fórum dos Coordenadores e o módulo presencial do Curso de Docência do Ensino Superior no Câmpus de Sinop.
A pró-reitora, professora Lisiane Pereira de Jesus, explica que desde 2016 as atividades são realizadas de forma descentralizada em cada câmpus da Universidade. “Por meio de eventos como o Fórum dos Coordenadores, Fórum dos Bacharelados e Licenciaturas, e o curso de Docência no Ensino Superior, buscamos verificar quais são os temas que os coordenadores de curso pretendem discutir em profundidade, assim como verificar as demandas e a realidade de cada câmpus in loco, estreitando o vínculo entre a Proeg e os professores”, explica.
Na programação, constam aspectos da vivência docente, como as metodologias ativas, possibilidades de avaliação, os sistemas utilizados neste módulo presencial e três módulos na modalidade de Educação a Distância (EaD). A capacitação é voltada para professores que estão no primeiro ano do estágio probatório. “Além disso, professores ingressantes aos quadros docentes da Instituição e também da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) também participam das atividades”, observa o coordenador de Formação Docente, professor Delarim Gomes.
Conforme a pró-reitora, a metodologia ativa estimula a análise crítica, constituindo um aspecto diferenciado de ensino-aprendizagem. “Ela é uma estratégia pensada para além da transmissão de informações, que ocorre de forma unidirecional, abrangendo vivências de situações reais ou simuladas da prática profissional”, prossegue.
A próxima etapa do módulo presencial ocorre no Câmpus de Rondonópolis, nos dias 30 e 31.
Confira a programação completa do módulo presencial no Câmpus de Sinop.