Cineclube Coxiponés exibe dois filmes nacionais nesta quarta
 UFMT - Cineclube Coxiponés exibe dois filmes nacionais nesta quarta

Cineclube Coxiponés exibe dois filmes nacionais nesta quarta

Publicado em Notícias | 11/07/2018

A trajetória de um banqueiro do jogo do bicho, espécie de caricatura da burguesia brasileira, é colocada em cena no filme "Sem essa, Aranha" (Rio de Janeiro, 1970, cor, 90 min), de Rogério Sganzerla, atração desta quarta-feira, 11 de julho, às 19h, na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev). O curta-metragem "Olho por Olho" (São Paulo, 1966, P&B, 20 min), de Andrea Tonacci, abre a sessão. Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita.
Os filmes compõem a programação do projeto de extensão "Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história", coordenado por Leonardo Esteves, professor dos cursos de Radialismo e Cinema & Audiovisual da UFMT. O projeto consiste na exibição de filmes de diferentes períodos do cinema brasileiro, sempre seguida de conversa com os participantes da sessão. As exibições integram uma programação complementar à disciplina “Cinema Brasileiro”, ofertada no primeiro semestre da graduação em Cinema & Audiovisual.
Sobre os filmes
"Sem essa, Aranha" é uma sátira do cinema marginal sobre o período do chamado "milagre econômico" propagandeado pelo governo ditatorial. Aranha é um contraventor que enriqueceu ilegalmente através de golpes e tramoias. Sua grande quantia em dinheiro guardada permitiu que ele comprasse um grande casarão construído no meio da favela, onde vive com suas três mulheres.
Em "Olho por Olho" um grupo de amigos roda de carro pela cidade de São Paulo e decide se vingar do sentimento de impotência e frustração que invade suas vidas.
Sobre a Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés
As exibições do projeto “Cinema brasileiro: um percurso alternativo sobre a história” acontecem na Sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. A sala fica dentro do Cineclube, que está localizado nas imediações do Centro Cultural da UFMT e pode ser acessado pelo bosque e vias próximas à Adufmat ou pela entrada que fica nas proximidades da Caixa Econômica Federal da Rua 1 do Bairro Boa Esperança. Mais informações pelo telefone (65) 3615-8349.
 

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT