Cineclube Coxiponés lança inscrições para Maual 2018
 UFMT - Cineclube Coxiponés lança inscrições para Maual 2018

Cineclube Coxiponés lança inscrições para Maual 2018

Publicado em Notícias | 17/05/2018

Importante vitrine para a produção audiovisual universitária e independente do Brasil e da América Latina, a Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (Maual), promovido pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) inicia o processo de inscrições para sua 17ª edição. O evento acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, no auditório do Centro Cultural. Na ocasião, serão exibidos os curtas-metragens mato-grossenses e boliviano premiados na edição anterior.
Realizada pelo Cineclube Coxiponés através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, a Maual conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT e da Associação Mato-grossense de Audiovisual (MTCINE). As atividades relacionadas à MAUAL integram a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e a Agenda Cuiabá Tricentenária. “A Maual é uma oportunidade ímpar para nós que estamos em Mato Grosso intercambiarmos olhares e diferentes maneiras de fazer audiovisual no Brasil e na América Latina”, assinala Fernando Tadeu de Miranda Borges, Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.
Poderão participar da Mostra Competitiva realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes, de acordo com as normas da Ancine) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2017 e 2018 e que não tenham sido inscritos ou exibidos em edições anteriores da Mostra. Curtas das categorias documentário, ficção e experimental poderão ser inscritos em duas modalidades (universitária e independente) e deverá ter no máximo 26 minutos de duração (incluindo os créditos). Cada realizador poderá se inscrever em uma única modalidade (universitária ou independente) e participar do processo de seleção da MAUAL com até dois curtas.
O período de inscrições vai até 17 de julho. Uma comissão de seleção avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do edital, à originalidade e criatividade das produções. Os selecionados para a Mostra Competitiva serão divulgados a partir de 31 de agosto.
Neste ano, a Maual acontecerá entre 15 e 19 de outubro no auditório do Centro Cultural.
Nesta noite, além da exibição dos curtas premiados pelo júri oficial e popular no ano passado, o evento contará com a apresentação musical do DJ Igor Matos, bolsista do Cineclube Coxiponés. Clóvis Rezende Matos, que há décadas integra a equipe do Cineclube Coxiponés, também estará presente com sua “Furiosa”, apelido carinhoso dado à camionete F75 que transportava livros e equipamentos de difusão audiovisual por diferentes lugares do país.
O lançamento das inscrições também será uma oportunidade para a apresentação desses e de outros projetos realizados pelo Cineclube Coxiponés em 2018. Na programação também serão lançadas as vinhetas de divulgação, desenvolvidas por estudantes do curso de Cinema & Audiovisual, em colaboração com a equipe do Cineclube Coxiponés, que conta ainda com as bolsistas Isabelle Almeida e Isabela Venâncio, e com a produtora cultural Thelma Saddi. A concepção visual do site e dos materiais de divulgação do Cineclube Coxiponés é realizada por Daiane Marafon, ex-bolsista do Cineclube, em parceria com a Modos Loja.
Lugar de cinema é aqui
Em 2018, a Maual reforça o título da campanha lançada pelo Cineclube Coxiponés no mês passado, “Lugar de cinema é aqui”. “Essa campanha remete tanto ao Estado de Mato Grosso, que tem vivido anos de intenso desenvolvimento da atividade audiovisual, como ao Cineclube Coxiponés, que tem uma história de mais de 40 anos de difusão, reflexão e estímulo à produção audiovisual”, aponta Diego Baraldi, supervisor do Cineclube.
A exibição dos seis curtas mato-grossenses premiados ampliam a campanha e objetiva servir como estímulo para que mais produções audiovisuais realizadas em Mato Grosso sejam inscritas na Mostra.
Como forma de realçar outro desdobramento da Maual, que envolve a exibição e diálogo com produções audiovisuais de realizadores latino-americanos, será exibido o curta “Canción de media noche”, de José Arispe, artista visual boliviano que atualmente faz intercâmbio no Programa de Pós-Graduação de Estudos em Cultura Contemporânea (ECCO). Em 2017, Arispe participou da Maual com dois curtas, incluindo este, que recebeu o Prêmio Especial do Júri pelo trabalho de direção na Modalidade Independente.
Além dele, serão exibidos os filmes “O preço da verdade”, “Leonina”, “Meu rio vermelho”, “Bala perdida”, “A flor da fruta” e “Filhos da Lua na Terra do Sol.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8349, pelo e-mail cinecoxipones@gmail.com ou na página e no Instagram do Coxiponés.