UFMT - Semana de Enfermagem em Mato Grosso debate agrotóxicos e a saúde das populações do campo, da floresta e das águas

Publicado em Notícias | 15/05/2018

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-MT) e com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), realiza, até quarta-feira (16), a Semana Integrada de Enfermagem. O evento acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.
Nesta terça-feira (15), a partir das 14h, será realizada uma mesa redonda com a participação de pesquisadores sobre o tema, da área da Enfermagem e da Saúde coletiva, contando, na sequência, com lançamento do livro “Campo, Floresta e Águas: saberes e práticas em saúde”.
"Trata-se de um tema importante, visto que Mato Grosso é o maior consumidor de agrotóxicos do Brasil e pouco tem sido abordado sobre o assunto na Enfermagem. Será um momento importante para debater o ‘agronegócio’ e suas repercussões na saúde dos povos do campo, floresta e águas, mas também das cidades", explica a professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (Faen/UFMT) Rosa Lúcia Rocha, que contribuiu para a proposição dessa atividade no evento.
A mesa redonda “Saúde populações do campo, da floresta e das águas: interface do direito à saúde e ao cuidado de enfermagem”, contará com a participação dos professores Wanderley Pignati, da UFMT, Eduardo Espíndola Fontoura Júnior, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Vanira Matos Pessoa, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ceará. A atividade será mediada por Paulo Lima da Silva Filho, coordenador do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest-MT).
“Campo, Floresta e Águas: saberes e práticas em saúde"
“Campo, Floresta e Águas: saberes e práticas em saúde”, que será lançando durante o evento, é uma produção do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas – Teia de Saberes e Práticas (Obteia). Organizado por Fernando Ferreira Carneiro, Vanira Matos Pessoa e Ana Claudia de Araújo Teixeira, a obra apresenta de forma sistematizada o conhecimento acumulado por 69 autores, vinculados ao SUS, aos movimentos sociais e à academia.
O evento está aberto a toda a comunidade, com inscrições gratuitas.
Confira a programação completa da Semana Integrada de Enfermagem em MT.