UFMT - ARAGUAIA – Xavantes trazem a tradicional corrida de tora de buriti para Barra do Garças

Publicado em Notícias | 16/04/2018

Na quinta-feira (19), data que se comemora internacionalmente o dia dos povos indígenas, as ruas de Barra do Garças serão palco da tradicional disputa da corrida da tora de buriti praticada pelo povo Xavante, chamada de ui’wede. Trata-se de uma corrida de revezamento, na qual dois grupos etários Xavante disputam a dianteira, carregando uma tora de buriti que pode chegar a pesar cem quilos. A concentração ocorrerá às 8 horas no Porto do Báe.
Esta atividade integrará a Semana dos Povos Indígenas, composta por um conjunto de atividades educativas e culturais que visam aprimorar o conhecimento da população de Barra do Garças sobre a cultura indígena, em especial, do povo Xavante. O evento acontecerá de 16 a 20 de abril de 2018 em Barra do Garças e é promovido pela Coordenação Regional Xavante da Funai e parceiros, dentre eles o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), Câmpus do Araguaia.
As atividades começam no dia 16 de abril na UFMT, com a exposição fotográfica “Höimanadzé duré uiwede – Cultura e Buriti”. A jornalista e fotógrafa Ana Caroline de Lima, vai expor sua produção junto à comunidade Xavante da aldeia Ripá, localizada na Terra Indígena Pimentel Barbosa. Em suas andanças, a fotógrafa conviveu com povos como os Rajasthani na Índia, os Quechua no Equador e Peru, Black H’Mong no Vietnã, Intha e Chin no Myanmar, além de comunidades indígenas e campesinas no Brasil. A exposição ficará na UFMT até terça-feira (17) e segue para a Coordenação Regional Xavante, nos dias 19 e 20.
Até quinta-feira (19), a população poderá conhecer mais da cultura Xavante participando das sessões de filmes Iró’opoto Uptabi – Cine Autêntico, que acontecerá às 16h no auditório da Coordenação Regional Xavante. Além dos filmes e da exposição fotográfica, a Coordenação Regional Xavante exibirá seu acervo da cultura e material Xavante durante toda a semana. Haverá também uma programação específica para escolas, com palestras e sessões de filmes infantis.
O encerramento da semana dos povos indígenas acontecerá na aldeia São Marcos, com a apresentação musical do grupo Tsawidi, de música contemporânea Xavante. Durante o show, o NPD fará a gravação inédita para produção do primeiro DVD do grupo.