UFMT promove extensa programação na semana dos povos indígenas
 UFMT - UFMT promove extensa programação na semana dos povos indígenas

UFMT promove extensa programação na semana dos povos indígenas

Publicado em Notícias | 16/04/2018

Na semana dos povos indígenas, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove durante toda esta semana extensa programação de atividades. Elas acontecem em diferentes pontos do Câmpus de Cuiabá e contemplam debates, mesas redondas e atividades culturais.
Justiça, Terra, Paz e Sustentabilidade
Até sexta-feira (20), o Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza a “Semana dos Povos Indígenas 2018 – Justiça, Terra, Paz e Sustentabilidade”. Serão realizadas mesas redondas, exibição de documentário e o lançamento de um livro que trata do marco temporal das terras indígenas. A programação é toda noturna, sendo que as mesas acontecem a partir das 19 horas.
Ao todo, serão realizadas três mesas redondas. O evento está sendo organizado pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), em conjunto com o Conselho Indígena Missionário (CIMI), Musear, Fundação Nacional do Índio (Funai), Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat) e Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt).
Nesta segunda-feira (16), será abordado o tema Saúde Indígena, que contará com a participação do presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Crisanto Rudzo Tseremey'Wa (Xavante), e outros representantes dos povos Umutina e Chiquitano, e também com a presença do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena em Mato Grosso (Condis/MT), Osmar Rodrigues Aroaenogwajiwu (Bororo).
Na terça-feira (17), o tema da discussão será a Política Energética, Agronegócio, Legislação e Direitos Indígenas. A mesa será coordenada pela representante do Conselho Indigenista Missionário Regional de Mato Grosso (CIMI/MT), e terá como debatedores os professores da UFMT Dorival Gonçalves Júnior e Wanderley Pignati, além do procurador da República, responsável pelo Ofício de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi.
O procurador Ricardo Pael também participa como debatedor na mesa que será realizada na quinta-feira (19), com o tema “Política de Mineração, Legislação e Direitos Indígenas”. Além dele, haverá a participação da procuradora da República em Mato Grosso Cristina Melo, que na ocasião também estará lançando o livro “Terras Indígenas - Identidade, Reconhecimento e Marco Temporal”, fruto de sua experiência de atuação na área enquanto membro do MPF e da sua dissertação de mestrado. O defensor público, coordenador de Direitos Humanos e Defensor Interamericano de Direitos Humanos, Roberto Vaz Curvo, e o professor José Domingues Godoy Filho também participarão do debate.
Já na sexta-feira (20), a partir das 18h30, será exibido o documentário “O Jabuti e a Anta”, dirigido por Eliza Capai, que fala sobre a seca nos reservatórios no sudeste do Brasil, e de como obras faraônicas construídas no meio da floresta Amazônica impactam na vida de ribeirinhos, pescadores e povos indígenas “atropelados” pelo desenvolvimento. Após a sessão, haverá debate com pesquisadores e estudantes indígenas da UFMT. A exibição também conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) e do Instituto de Saúde Coletiva.
Confira o cartaz com a programação completa.
(Re)Existência Indígena no espaço acadêmico
Os estudantes indígenas da UFMT promovem, a partir de quarta-feira (18) a atividade (Re)Existência Indígena no espaço acadêmico. A atividade, que vai até sexta-feira (20), contará com apresentações culturais, mesas redondas e terá, como última atividade, a elaboração das propostas e encaminhamentos entre os estudantes indígenas da UFMT.
O evento conta com o apoio da Adufmat, Programa de Inclusão Indígena (Proind), e PET Indígena.
Confira a programação completa.
Expoimat
Já a Exposição Itinerante do Patrimônio Imaterial de Mato Grosso (Expoimat), projeto de extensão coordenado pela professora do Departamento de História da UFMT, Thereza Martha Presotti, apresentará, na quarta (18) e na quinta-feira (19), como parte da programação Cuiabá Tricentenária, o inventário documental do patrimônio Imaterial de Mato Grosso. A ação acontece no foyer do Teatro Universitário das 19h às 20h, precedendo as atividades musicais que acontecem nas datas.