“Poéticas e Cantares” é tema de apresentação musical nesta terça-feira (12)
 UFMT - “Poéticas e Cantares” é tema de apresentação musical nesta terça-feira (12)

“Poéticas e Cantares” é tema de apresentação musical nesta terça-feira (12)

Publicado em Notícias | 07/12/2017

A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e o Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza nesta terça-feira (12) a Apresentação Lítero-musical Poéticas e Cantares. O evento acontece a partir das 19h30 no Teatro Universitário, é aberto à comunidade externa e faz parte da programação de comemoração do aniversário de 47 anos da UFMT.
O espetáculo, apoiado pela Pró-Reitoria de Cultura Extensão e Vivência (Procev), tem como mote a exaltação da cultura brasileira, mesclando diferentes formas de arte. “A proposta é apresentar um breve percurso da música nacional, desde suas raízes indígenas e afrodescendentes, passando pela música regional, com modas de violas, chegando até o erudito, no Barroco Colonial Brasileiro”, explica a professora Eda do Carmo, organizadora do evento. “Todos os estilos apresentados estarão, de alguma forma, relacionados à poesia”, acrescenta.
A proposta surgiu a partir do projeto de extensão desenvolvido na FCA, que objetiva estimular o aprendizado de instrumentos musicais. “A união de música e poesia nasceu no processo criativo de unir diferentes formas artísticas”, comenta.
Segundo a docente, a ideia do espetáculo é promover, através das formas de arte, a reflexão acerca das mazelas políticas e sociais. “A apresentação é uma simbiose em que se busca a perfeição, pois trará ganhos: ganhará a poesia, ganhará a música e todos sairemos com a alma enriquecida”, diz.
A apresentação também contará com a presença do Grupo de Flautas da UFMT, Grupo Violeiros do Pantanal, participação especial dos flautistas do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Uruaçu e dos poetas e professores Aclyse de Mattos e Divanize Carbonieri.