Concerto marca 20 anos de Fabrício Carvalho na regência da Orquestra Sinfônica
 UFMT - Concerto marca 20 anos de Fabrício Carvalho na regência da Orquestra Sinfônica

Concerto marca 20 anos de Fabrício Carvalho na regência da Orquestra Sinfônica

Publicado em Notícias | 07/12/2017

Para comemorar os 20 anos de regência do maestro Fabrício Carvalho, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresenta neste domingo (10), a partir das 18h, na área externa, próximo ao Restaurante Universitário e ao Ginásio de Esportes. A programação também faz parte da comemoração dos 47 anos da UFMT.
O convite foi uma surpresa para o maestro. “Para mim é tão natural sair de casa e ir para a Orquestra que, sinceramente, não me achei merecedor da deferência. Portanto, pensei em definir grandes temas que pudessem costurar essa história neste momento tão especial para mim”, destaca.
O repertório é vasto e diversificado, com seis temas: “O mundo erudito”; “Grandes clássicos do cinema”; “As grandes canções e as mulheres”; “O Rock Sinfônico”; “Mato Grosso e o Mundo” e “Que todos cantem com a Orquestra”. Passeando pelo universo musical, ele rememora trilhas de cinema que marcaram história, como os temas dos filmes “E o vento levou”, de Max Steiner, e “Piratas do Caribe”, dirigido por Klaus Badeltl. Para trazer à tona a energia e musicalidade, são destaques no repertório as canções “Stairway to Heaven”, “Heal the World” e “Smells Like Teen Spirit”, consagradas sob interpretação de Led Zeppelin, Michael Jackson e Nirvana, que serão interpretadas pela solista Yllen Almeida.
A apresentação ainda reúne clássicos da música brasileira e regional, como, por exemplo, “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Um violeiro toca”, de Almir Sater e “Romaria”, de Renato Teixeira. Para exaltação da cultura mato-grossense, “Pixé” será interpretado por Pescuma e Claudinho, compositores e intérpretes que já dividiram palco com o maestro Fabrício Carvalho. “A proposta é cantar as coisas e cantos de nossa terra. Ela é fundamental para mostrarmos ao mundo nossa capacidade e inventividade”, destaca o maestro.
Também estarão presentes o spalla Yllen Almeida, que atuará como solista; os compositores, arranjadores e produtores Pescuma e Claudinho; Raphael Koury, cantor e instrumentista; Priscila Carvalho, violinista da Orquestra Sinfônica; Helen Campos, professora do bacharelado em Canto da UFMT; Johnny Everson, primeiro parceiro musical do maestro Fabrício Carvalho; Edmilson Maciel, diretor musical do Grupo Flor Ribeirinha e fundador da Banda Terra, além do Instituto Flauta Mágica.