Ciências Contábeis celebra Dia do Contador
 UFMT - Ciências Contábeis celebra Dia do Contador

Ciências Contábeis celebra Dia do Contador

Publicado em Notícias | 11/10/2017

O Departamento de Ciências Contábeis, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (FACC/UFMT), realizou nesta quarta-feira (11) evento em comemoração ao Dia do Contador, celebrado no dia 22 de setembro.
O vice-reitor no exercício da reitoria, professor Evandro Soares, destacou a relevância histórica do curso na UFMT e para o Estado. “O curso de Ciências Contábeis, assim como outros da FACC, é anterior à concepção da Universidade, com mais de 47 anos. É fundamental a figura do contabilista para o Estado, que tem como base econômica o terceiro setor, o serviço”, ressaltou.
A valorização do profissional da área foi destaque na atividade. “O evento é importante pois põe em evidência a figura do contabilista e, acima de tudo, os docentes da área, promovendo a valorização profissional, algo muito prezado pela UFMT”, reforçou a Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus.
A atividade desenvolvida é um projeto de extensão do departamento que visa integrar docentes e estudantes da área abordando temas de relevância nacional e local. “O evento dá a oportunidade de ampliar e reforçar conhecimentos da área, já que a figura do profissional de contabilidade tem mudado. Hoje ele está sendo globalizado, tem múltiplas funções, de planejamento, organização e controle” avalia o diretor da FACC, professor Ávilo Roberto de Magalhães.
Mudança de perfil
Apesar das transformações ocorridas no perfil do contabilista, seu papel continua essencial, surtindo reflexos até mesmo na legislação e normativas da área. “Vivemos em uma era de mudança de perfil. Antes o contador era visto como um mero recolhedor de guias, hoje estamos agindo proativamente frente à gestão das empresas. Essa mudança foi significativa e isso se refletiu inclusive na própria legislação”, pontuou a professora Clébia Ciupak.
Para os estudantes, esta oportunidade é única para a aquisição de novos conhecimentos. “A gente conhece um pouco mais da área, de sua importância e de como funciona. O evento é importante tanto para os veteranos quanto para os ingressantes, pois reforça os laços com o curso e, para quem chega, adquirir conhecimentos” expõe a graduanda do primeiro ano, Paula Budin. “Contador é uma profissão que está ganhando importância e é isso que a atividade está mostrando aos participantes”, completou Kyria Nasla, discente do primeiro ano.
Programação
Segundo o chefe de departamento, professor Varlindo Alves da Silva, o evento foi pensado para o envolvimento dos discentes. “Nós procuramos compor a programação com palestra de temas que sejam fundamentais para a formação profissional dos estudantes de Ciências Contábeis. Eles estão em fase de estudos, em fase de formação, então todo e qualquer conhecimento é importante transmitir”, expôs ele, acrescentando, em sua fala de abertura, todo o apoio da UFMT para o desenvolvimento do curso.
A programação contou com palestra do fiscal de tributos da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Vinícius José Simioni Silva. Egresso do curso de Ciências Contábeis, ele abordou em sua fala a reforma tributária. “É uma felicidade e uma emoção muito grande ver essa evolução na carreira contábil. Para a Sefaz, é importante manter esse vínculo com a academia porque é aqui que são desenvolvidas as pesquisas e as ideias que chegam efetivamente à prática contábil”, acrescentando que sua apresentação abordaria os principais projetos de reforma tributária em tramitação nacionalmente e localmente.
Na sequência, a professora Renildes de Oliveira Luciardo abordou o tema “Sistema de Informação Contábil aplicado à Contabilidade Pública”. “A área da contabilidade pública, sofreu, pela primeira vez, grandes alterações com a introdução das normas que foram criadas em função das estabelecidas internacionalmente”, destacou a docente.
Além do vice-reitor no exercício da reitoria, da Pró-reitora de Ensino e Graduação, do diretor da FACC, do chefe de departamento, a mesa contou com a participação do representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), João Soares da Costa, e do coordenador de ensino, professor Ney Mussa de Moraes.
A atividade também contou com uma homenagem à professora aposentada Ana Maria Moraes Duarte. A programação será realizada novamente no período noturno. Desta vez, o docente homenageado será professor aposentado João Wanderley Vilela Garcia. O evento terá início às 19h30 e acontece no auditório da FACC.
Confira a galeria de fotos.