Pós-graduação em Física oferece curso de técnicas Experimentais em Fluorímetria
 UFMT - Pós-graduação em Física oferece curso de técnicas Experimentais em Fluorímetria

Pós-graduação em Física oferece curso de técnicas Experimentais em Fluorímetria

Publicado em Notícias | 13/09/2017

O Programa de Pós Graduação em Física (PPG-FIS) vinculado ao Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ofertará, a partir de 10 de outubro, um curso de Técnicas Experimentais em Fluorímetria (método fotofisico) e Voltametria (método eletroanalitico). Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas, a atividade terá pré-inscrição até o dia 26 de setembro.
Sob coordenação dos professores Edson Ferreira Chagas e Romildo Jerônimo Ramos, do PPG-FIS, e Eralci Moreira Terézio, docente do Câmpus de Rondonópolis, o curso, com carga horária de 30 horas/aula, tem por objetivo a caracterização de materiais. Seu desenvolvimento contará com uma introdução sobre os fundamentos teóricos envolvidos nas técnicas, assim como, aulas práticas e análise dos resultados experimentais.
A fluorescência é usada na determinação quantitativa ou qualitativa de substancias que são capazes de emitir fluorescência. O fenômeno da fluorescência é o resultado da absorção de energia radiante e da posterior emissão de parte dessa energia pela espécie (amostra).
Na voltametria são extraídas informações qualitativas e quantitativas de uma espécie química a partir do registro de curvas corrente-potencial elétrico, feitas durante a eletrolise da espécie.
Essas técnicas constituem uma ferramenta muito importante para diversas áreas do conhecimento, destacando-se principalmente a física, química, biologia, farmácia e bioquímica.
A pré-inscrição, que verificará a demanda e nível de conhecimento da teoria por parte dos interessados deverá ser feita pelo e-mail efchagas@fisica.ufmt.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8747.