Estudantes da UFMT atuam como mediadores em Exposição dedicada a Santos Dumont
 UFMT - Estudantes da UFMT atuam como mediadores em Exposição dedicada a Santos Dumont

Estudantes da UFMT atuam como mediadores em Exposição dedicada a Santos Dumont

Publicado em Notícias | 11/08/2017

Quinze estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram selecionados para atuarem como mediadores culturais na Exposição Santos Dumont na Coleção Brasiliana, do Itaú Cultural. A Mostra conta com obras que remontam a trajetória do Inventor do avião, incluindo objetos, documentos, fotos e uma réplica em tamanho real do aeroplano Dmoiselle, suspensa no ar. O evento, que teve início no dia 09, vai até primeiro de outubro, no Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá. A capital mato-grossense é a primeira cidade a receber a itinerância da Exposição, após sua realização na 32ª Bienal de São Paulo, ocorrida no ano passado.
Participam do projeto, estudantes dos Cursos de Psicologia, Ciências Sociais, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Biológicas, Jornalismo, Pedagogia, História, Filosofia, Radialismo e Geografia. No último dia 08, eles participaram de uma formação na Coordenação de Extensão e Cultura, da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), na qual foram repassadas informações referentes às ações de pesquisa e extensão que poderão ser desenvolvidas no decorrer da exposição, por meio da parceira entre a UFMT e a Secretaria de cultura do estado de MT.
Os estudantes também receberam orientações diretamente da curadora da exposição, Luciana Garbin Santos e do coordenador do Núcleo de Acervo de Obras de Arte da Fundação Itaú Cultural, Juliano Ferreira. Eles tiveram acesso, em primeira mão, aos dados e registros históricos do inventor Santos Dumont, que fará parte da Exposição Itinerante pelo Brasil. O pró-reitor de cultura, extensão e vivência, Fernando Tadeu de Miranda Borges, representou a UFMT na abertura da Exposição. De acordo com ele, “os mediadores culturais selecionados pela Procev para as atividades na exposição dão o tom da diversidade, responsabilidade e competência desta Instituição de Ensino”.
A coordenadora de extensão, Sandra Jung, destaca que essa iniciativa visa à integração do ensino, da pesquisa e da extensão, “uma vez que os participantes terão contato com a comunidade externa sob o olhar de sua área de formação, transformando isso em produção para a mostra de Extensão, que acontecerá na Semana Acadêmica em outubro deste ano”, lembrou a coordenadora. Para Ana Paula Dias, coordenadora de cultura da UFMT, “essa é uma oportunidade de vivência frente à importância histórica desse grande empreendedor e inovador”, afirmou. Ela conta que o público presente na abertura da Exposição ficou impressionado com os detalhes bem pensados para chamar atenção das crianças, jovens e adultos.
Segundo Juliano Ferreira, essa exposição visa democratizar o acesso à Coleção Brasiliana Itaú, que conta com objetos, documentos e fotos originais do brasileiro que se dedicou à inovação, ao design e à ciência. “A exposição leva o visitante a uma viagem por diversos lugares e momentos que fizeram parte da história do inventor, como a fazenda Cabangu, onde nasceu, e a Belle Époque francesa, em que conquistou sua fama internacional”. Ele acrescenta ainda que a Exposição conta também com imagens que resgatam os balões, dirigíveis e aeroplanos, bem como uma reprodução de sua biblioteca, com publicações que o inspiraram, além de algumas de sua autoria.
Segundo os organizadores, a Exposição mostra uma grande quantidade de jornais. Isso revela um costume de Santos-Dumont, que não queria perder nada do que era publicado sobre ele e suas invenções mundo afora. O inventor, relata a curadora, contratou pelo menos quatro empresas especializadas em rastrear jornais. Assim, toda vez que seu nome era mencionado, recebia um recorte da reportagem. “Apesar de muitos deles estarem em francês, é possível ler os textos traduzidos, junto aos
originais”, informa Luciana Garbin.
Completam o acervo, que será mostrado ao público, os bilhetes postais, uma
febre do início do século XX, estampados com fotografias do aviador. Neles
é possível ver Santos-Dumont com alguns de seus inventos. A mostra, uma parceria entre o Itaú Cultural, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e UFMT, retrata momentos importantes da vida de Alberto Santos Dumont e acontece até o dia primeiro de outubro com entrada gratuita.
A Exposição está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Para agendar visita escolar monitorada, entrar em contato pelo telefone (65) 3613-9240. Mais informações podem ser obtidas pelo e mail equipamentos@cultura.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-0232.