Últimos dias para submissão de resumos ao I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural
 UFMT - Últimos dias para submissão de resumos ao I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural

Últimos dias para submissão de resumos ao I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural

Publicado em Notícias | 14/07/2017

Encerra nesta segunda-feira (17) o prazo para submissão de resumos expandidos para o I Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural: Fronteiras do Patrimônio. O evento é realizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (Faet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com o Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio (Cicop/Brasil), entre os dias 03 e 07 de outubro.
Os trabalhos completos devem ser submetidos até o dia 14/08, os aceitos serão publicados nos anais do evento e os melhores, publicados em e-book. De acordo com a organização, o evento tem como objetivo discutir limites e fronteiras - subjetivas e físicas - possibilidades, experiências e o futuro da salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, a fim de fortalecer identidades e favorecer uma visibilidade mais democrática do patrimônio de regiões fronteiriças e distantes dos centros de maior visibilidade do país.
Nessa perspectiva, pela primeira vez, a UFMT vai sediar um congresso de nível nacional relativo ao assunto da preservação do patrimônio cultural, oportunizando a reunião de especialistas sobre o assunto para fomentar o debate regional e nacional, além de conceder visibilidade ao patrimônio cultural da região. O evento marca o 80º aniversário do Iphan, ocasião propícia, segundo os organizadores, para ampliar, no território e no tempo, os debates sobre a salvaguarda do patrimônio cultural.
Destinado a profissionais da área, alunos de graduação de cursos afins e pesquisadores do assunto, o Congresso abordará os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
O evento contará com três linhas temáticas: 1- Patrimônio Como Política: gestão, políticas e programas públicos e ações privadas; 2 – Patrimônio Como Paisagem: paisagens culturais e lugares de memória; patrimônio imaterial e a ressignificação da paisagem; 3 – Patrimônio Como Projeto: projetos ou considerações sobre restauro, conservação, reabilitação ou requalificação do espaço urbano e do edifício.
Para obter mais informações sobre cronograma, programação e como proceder à inscrição, escreva para o e-mail cicop2017ufmt@gmail.com, acesse o site do evento ou a página

Imprimir Enviar Notícia

Rodapé Animado UFMT